Saúde

Fiocruz afirma que doença da vaca louca não tem relação com consumo de carne

Fiocruz afirma que doença da vaca louca não tem relação com consumo de carne


source

Os  dois casos de suspeita da doença da vaca louca não possuem relação com o consumo de carne, segundo a A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) afirmou nesta quinta-feira (11). Os casos estão localizados na em moradores da Baixada Fluminense, no Rio de Janeiro. Não foi identificado o gênero ou a idade dos pacientes.

Ambos estão internados e isolados, no Instituto Nacional de Infectologia Evandro Chagas (INI/Fiocruz), em Manguinhos, na Zona Norte do Rio. Um é de Belford Roxo e outro de Duque de Caxias. A fundação não revelou a quanto tempo eles estão em observação nem quando se contaminaram.

Apesar da não divulgação da identidade dos pacientes, a prefeitura de Duque de Caxias afirmou que um dos casos é um homem de 55 anos de idade. 

A Fiocruz emitiu um comunicado nesta quinta-feira (11) dizendo: “o INI/Fiocruz recebeu dois pacientes com suspeita de  encefalopatia espongiforme bovina, popularmente conhecida como ‘Doença da Vaca Louca’. Ambos estão internados no Centro Hospitalar para a Pandemia de Covid-19 do INI”.

“Ao receber a notificação da Secretaria Estadual de Saúde uma equipe do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) da SMS/DC esteve na residência do paciente para proceder a investigação do caso e monitoramento. Neste momento, o caso está sendo classificado com a forma clínica de esporádico, não tendo sido registrado, até o momento, a fonte de contaminação. O paciente segue internado e sob os cuidados da Fiocruz”, finalizou o órgão.


Fonte: IG SAÚDE