A Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo confirmou na tarde deste sábado o 4º caso da variante ômicron da covid-19. O paciente é um homem de 67 anos, que não tem histórico recente de viagem e recebeu as duas doses da vacina da Pfizer.
No dia 7 de dezembro, ele testou positivo para covid-19. A amostra foi analisada e a variante detectada. Em isolamento domiciliar, o idoso apresenta apenas sintomas leves.
Ainda não é possível confirmar que trata-se de uma transmissão local – ou seja, se alguém com a variante transmitiu para ele aqui no estado. A Vigilância Epidemiológica está rastreando os contatos recentes em busca de respostas.
Os dois primeiros casos da variante ômicron em São Paulo foram confirmados em 30 de novembro, em um homem de 41 anos e uma mulher de 37, também vacinados, vindos da África do Sul.
O terceiro ocorreu no dia 1º de dezembro. O paciente é um jovem de 29 anos, testado no aeroporto de Guarulhos. Todos estão sendo acompanhados pela vigilância epidemiológica.
Com a nova descoberta, sobe para oito o número de pessoas contaminadas com a cepa no Brasil. Distrito Federal e Rio Grande do Sul têm dois casos cada.