Saúde

Programa faz no dia 28 seleção de jovens para tratamento odontológico gratuito

Programa faz no dia 28 seleção de jovens para tratamento odontológico gratuito Programa faz no dia 28 seleção de jovens para tratamento odontológico gratuito Programa faz no dia 28 seleção de jovens para tratamento odontológico gratuito Programa faz no dia 28 seleção de jovens para tratamento odontológico gratuito
VOluntário durante triagem de adolescente em programa – Divulgação
VOluntário durante triagem de adolescente em programa – Divulgação

O Dia Mundial do Sorriso vai ter pela terceira vez em Marília programa social que seleciona jovens para tratamento odontológico gratuito. Proposta beneficia adolescentes com idades entre 11 e 17 anos em famílias de baixa renda.

A atividade une o projeto Dentista do Bem e a marca Oral-B. A seleção será feita dia 28, dia mundial do sorriso, e ocorre simultaneamente em 300 munícipios do Brasil e outros dez países da América Latina e Portugal. Em Marília, a triagem será aberta à população no Espaço Cultural Ezequiel Bambini entre 9h e 16h.

Para participar o jovem deve ter estar acompanhado de um responsável e portar RG, comprovante de residência e de matrícula em escola pública. “Escolhemos o Dia Mundial do Sorriso para mostrar que ainda existem milhões de brasileiros sem acesso a uma saúde bucal digna”, afirma Ana Carolina Massaro, voluntário da TdB, organização social que gerencia o Dentista do Bem.

O processo de triagem é simples e rápido: o dentista faz um exame visual não invasivo da condição odontológica de cada jovem e preenche uma ficha com dados sobre a saúde bucal e a condição socioeconômica da família.  Os jovens selecionados serão encaminhados para dentistas voluntários, que farão todo o tratamento gratuitamente até que os pacientes completem 18 anos. 

Dentista do Bem é o principal programa da TdB e conta com o trabalho voluntário de cirurgiões-dentistas. A seleção dos beneficiários é feita por um índice de prioridade, que beneficia os adolescentes mais pobres, com problemas bucais mais graves e os mais velhos, que estão mais próximos do primeiro emprego. 

Os dentistas voluntários atendem os selecionados em seus próprios consultórios, até eles completarem 18 anos. Curativo, preventivo e educativo. O tratamento é totalmente gratuito e completo e inclui, se necessário, radiografias, ortodontia, próteses e implantes.

Em 13 anos pelo menos 500 mil jovens passaram pelas triagens da TdB, e 50 mil foram encaminhadas para tratamento em todo o mundo.