Colunista | Espaço do Egresso Unimar

Giro Marília -Minha história profissional - Coluna apresenta egressos da Unimar; Fernanda Serva é primeira

A Unimar (Universidade de Marília) tem aproximadamente cem mil egressos dos diferentes cursos em atuação no mercado em todo o país no exterior, com muitos casos de sucesso em pesquisa, atuação em órgãos públicos, altos escalões do governo nas diversas instâncias e muito mais. Uma nova coluna divulgada no Giro Marília, o Espaço Egresso da Unimar, vai reunir os relatos, vivências e atuação destes profissionais. A advogada e doutora em Educação Fernanda Mesquita Serva é a primeira. Veja sua história.

Da minha própria história educacional

Com muita alegria, eu inauguro esta coluna voltada a histórias de egressos da UNIMAR – Universidade de Marília. Tenho muito orgulho da Universidade e dos cursos que aqui realizei, pois eles se confundem com minha própria história de vida.

Na verdade, a minha história com a UNIMAR começa antes mesmo do curso superior.

Como meus pais sempre se dedicaram à educação e, no início, também mantinham escolas de ensino básico, a lembrança que tenho de minha infância estão todas vinculadas ao ambiente escolar.

Lembro-me de passar horas escrevendo, pintando, desenhando na mesa ao lado da minha mãe, sempre em unidades escolares. Lembro até que eu me escondia debaixo da mesa para não ter que voltar para casa, tamanho o prazer que aquele ambiente me proporcionava.



Minha irmã Márcia, cinco anos mais velha, ia de ônibus escolar para o Objetivo (onde hoje está instalada a Justiça Federal), uma das escolas mantidas por meus pais. Nossa! Eu achava o máximo! Não demorou muito, passei a ir com ela para a escola, mesmo sem ter idade suficiente para frequentar o curso. Lá eu ficava junto com a Tia Nice. Saudades daquelas pastas cheia de atividades que os alunos faziam, passava horas olhando aquelas pastas, com todos os seus saquinhos plásticos, recheadas de trabalhos escolares que ainda guardo na lembrança.

Lembro-me com muito carinho de cada professora do ensino infantil, do ensino fundamental e, também, do ensino médio. Na verdade, passei por algumas escolas da nossa querida cidade de Marília, estudei na Orbe, no Colégio Sagrado, no Colégio Interação. Todas foram muito importantes na construção do meu aprendizado. Tenho boas memórias deste tempo, tempo em que minha preocupação era estar presente em todas as aulas e atividades. Sempre tive muito respeito pela escola e pelos meus professores.



Quando chegou o momento de cursar o ensino superior, não tive nenhuma dúvida quanto a Universidade que escolheria, afinal sempre tive a certeza de que a UNIMAR era a melhor escolha para conquistar minha profissão.

Iniciei dois cursos de graduação: Direito (que na época eu cursava no período diurno) e Publicidade e Propaganda (no período noturno). Além disso, convenci meus pais e, junto com os cursos, fiz estágios em vários setores da nossa Universidade. Conheci muita gente da comunidade, fiz muitas amizades.

Dois anos depois, acabei seguindo apenas com o curso de Direito, minha paixão! Nossa, lembro de cada detalhe! Saudade dos meus amigos da sala. Construímos histórias belíssimas com amigos do Brasil todo. Meus professores, os melhores do mundo! Agradeço, em especial, ao meu orientador, Prof. Dr. Galdino, pois até hoje meu TCC é visitado no assunto de responsabilidade civil.

Foram cinco anos de curso de Direito, cinco anos dedicados à ciência jurídica. Tive a honra de ser escolhida pela minha turma como oradora e minha maior alegria foi ter recebido meu diploma das mãos do meu pai, nosso querido Reitor. Memórias que estão guardadas com carinho em meu coração.



Na sequência, fui para São Paulo, onde tive uma breve experiência de morar sozinha, para fazer uma especialização em negócios da FGV-SP e um curso de oratória na Escola Reinaldo Polito.

Bem, como meu coração e minha terra é Marília, voltei e, sem perder tempo, ingressei no Mestrado em Direito da UNIMAR, aproveitando todas as oportunidades do Programa. Mais uma vez fiz amigos espalhados por este nosso lindo Brasil. Confesso que, em alguns momentos, achei que não daria conta. Eu já trabalhava na Universidade de Marília e meu tempo era bastante dividido. Muita gratidão pelos meus professores, pela minha querida orientadora, Profa. Dra. Jussara. Que professora! Dona de uma didática e uma sabedoria diferenciadas. Eu me emocionava em todas as orientações. Muito obrigada a todos que fizeram parte do meu Mestrado!



Continuei trabalhando na Universidade de Marília, na pró-reitoria de ação comunitária, vivenciando a extensão universitária. Minha dedicação e respeito à academia foram molas propulsoras para eu continuar na minha carreira acadêmica, na busca do mais alto grau acadêmico. Em 2017, fui aprovada no Processo Seletivo do Programa de Doutorado em Educação na UNESP. Vivi três anos bastante intensos de conteúdo acadêmico e cresci profissionalmente. O Doutorado só me fez ter certeza ainda maior que trilhei meu caminho profissional de maneira correta. Fiz exatamente o que é minha paixão: estudar e trabalhar pela educação do nosso país. Quantas boas lembranças do meu querido orientador, Prof. Dr. Carlos. Tantos ensinamentos. Valeu cada minuto! Tive a oportunidade de cursar uma disciplina na PUC- Campinas, ministrada pelo Prof. Dr. Adolfo Calderon, hoje meu grande amigo!

Atualmente, estou à frente da Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da UNIMAR. Algumas certezas e agradecimentos fazem parte da minha história educacional. Meu marido, minha fonte de inspiração diária, tem na docência sua verdadeira paixão! Minha Universidade, meu segundo lar, onde construí minha base e a qual me proporcionou todo conteúdo e aprendizagem para a minha profissão. E, por fim, meus pais! Agradeço a Deus todos os dias por permitir que eu possa trabalhar exatamente onde gostaria de estar e, ainda, ter o privilégio de aprender e construir uma Universidade fundada pelo Reitor que eu mais admiro no mundo.

Fernanda Mesquita Serva - Advogada, Doutora em Educação, Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da UNIMAR - Universidade de Marília. Participa da Comissão de Cultura e Eventos da OAB/ Marília, atua no CJE/ Marília, participa das ações do CMEC/ Marília e contribui com o CODEM - Educação/ Marília. É filha de Regina e Márcio Mesquita Serva, fontes de inspiração e exemplo. É casada com Jefferson Dias e mãe do Márcio e do Arthur (Como mãe apresenta a sua melhor versão).


Giro Marília -Espaço do Egresso Unimar
Espaço do Egresso Unimar
Espaço destinado aos egressos da UNIMAR, para compartilhar as experiências vividas na Universidade e suas atuais pesquisas. Interessados em entrar em contato podem enviar mensagem ao e-mail [email protected] Sejam bem-vindos!

Matérias anteriores deste(a) colunista >