Colunista | Fábio Gonçalves

Com a condenação em segunda instancia do Lula e com cada vez mais notícias contrárias à sua participação nas eleições de 2018 sendo exploradas a todo momento, coloca o Partido dos Trabalhadores no seu maior desafio. Se realmente for confirmada a prisão do seu líder e o nome mais importante, o que fazer? Se juntar ao que resta da esquerda no país e apoiar outro candidato, como o de Ciro Gomes, o mais forte e o único com chances de chegar a um eventual segundo turno sem o Lula? Ou simplesmente não lançar candidato?

Recentemente na Folha de SP, Elio Gaspari escreveu em texto sobre o Lula, sua condenação e a eminente prisão. Disse ele, que o ex presidente tem duas opções, ser realmente preso, enfrentar a cadeia e sair depois de um terço de pena cumprida por bom comportamento, ou entrar em alguma embaixada e pedir exilio e escapar da cadeia.

Todos aqueles que tiveram, ou mantém os pés na esquerda, acreditam que o ex presidente irá adotar a primeira opção, será melhor para ele e para todos românticos e nostálgicos esquerdistas, que ele não fuja e cumpra-se realmente preso, o período a qual foi condenado. O Zé Dirceu, seu fiel companheiro, cumpriu a prisão, e mais, não delatou ninguém, pelo menos honrou seus anos de luta armada. Se o Lula tiver um pouco de hombridade, respeito pela classe operaria e com a história, fará o mesmo que o Dirceu.

Ao Partido dos Trabalhadores, o que resta é a sua reinvenção, sem esquecer suas origens, porém, com novos quadros e ideias que realmente os coloque novamente no seu devido lugar, com ou sem a candidatura do Lula ou mesmo sem a sua participação direta. 


Giro Marília -Fábio Gonçalves
Fábio Gonçalves
Historiador e pedagogo formado pela Unesp, é professor em Marília

Matérias anteriores deste(a) colunista >