Colunista | GIRA COMIGO - Alê Custódio

A Casa Bonfim está de volta. Arte, alta gastronomia, distanciamento, informação e uma reflexão sobre pandemia marcou o reencontro do mais inovador projeto cultural da cidade com um público restrito, seleto e satisfeito após pouco mais de duas horas de um jantar com performance do ator e diretor teatral Calu Monteiro.

Seis figurinos para cinco personagens, a participação especial da atriz Zê Paludo, de São Paulo, e quatro pratos desenvolvidos pelo chef Sílvio Derobe foram alguns dos destaques da volta do projeto.

Aproximadamente 25 pessoas acompanharam a apresentação em dois ambientes abertos, com mesas e cadeiras distanciadas, identificação de espaço, álcool gel em todas as mesas e garçons com máscaras.

No palco, Calu Monteiro fez uma releitura do mito de Pandora, entrelaçado com outras figuras lendárias da Grécia antiga e como um sábio do templo de Delphos e Hermes, o mensageiro dos deuses, encarnado em um motoboy.

Apresentou monólogos entrelaçando o serviço de jantar com humor e reflexões sobre a epidemia, a condição humana, o desafio provocado pelas restrições e quarentena, e outros debates históricos sobre o tema, como questões de gênero, machismo e preconceito.

Pela primeira vez na história do projeto Casa Bonfim, criado em 2019, os jantares com arte não tiveram público no palco e interpretações com ações nas mesas, uma medida de prevenção à Covid.

Na mesa, pratos foram de entrada com inspiração grega, salada com sabores e combinações surpreendentes, massa com tiras de filé e um molho artesanal irreparável a uma receita de pavê com sorvete e calda de amora e morango, decorada com um suspiro em formato de estrela, a homenagem gastronômica a Pandora.

“Você não imagina a saudade que eu estava de interpetrar, de falar com o público, mesmo com todas as restrições de número de pessoas e espaço. Não pudemos ter a interação pessoal direta e o envolvimento das pessoas no palco, que são marcas da Casa Bonfim, mas foi uma experiência muito boa esse reencontro”, disse Calu Monteiro.

Sílvio Derobe, chef com anos de atuação à frente da cozinha na Cantina Mamma Mia, que trocou a carreira em gastronomia por uma história de sucesso com seu atelier, que é um centro de beleza e estética, agradeceu ao público e celebrou a volta de atividades.

“Muitas pessoas nos procuraram nos últimos dias e não havia como ampliar o número. É um momento ainda de preocupações, de prevenção, de cuidar de todos que nos são queridos. Mas foi um enorme prazer criar os pratos, os sabores e poder oferecer essa atividade”, explicou.

Zê Paludo, artista que teve sua formação e início de carreira juto com Calu Monteiro no Paraná, participou pela primeira vez, elogiou a ideia do espetáculo e disse ter ficado muito feliz com o resultado.

“Foi ótimo, fiquei muito feliz com o convite para participar. O Sílvio arrasou nos pratos, é uma grande manifestação de arte para Marília.”

Gira comigo na galeria de fotos e confira mais imagens do evento, que será apresentado também no programa Gira Comigo na TV que você pode conferir no canal 4 nesta segunda e também aqui no site a na página do Giro Marília no Youtube a partir desta terça.


Giro Marília -GIRA COMIGO - Alê Custódio
GIRA COMIGO - Alê Custódio
Publicitária, gestora de marcas, publicidade e conteúdo no GIRO MARÍLIA; profissional com 24 anos de atuação no mercado de marketing e mídia em Marília, região e São Paulo. Fale com a coluna: [email protected]

Matérias anteriores deste(a) colunista >