Colunista | GIRO DO CONCURSEIRO - Ataliba M. de Moraes Filho

Caro leitor, conforme já publicado pelo site “Giro Marília”, acaba de ser lançado o edital do certame para o cargo de Escrevente Técnico Judiciário do Tribunal de Justiça do Estado de São Paulo, um dos concursos mais aguardados para o interior paulista.

As opções de trabalho envolvem oito regiões administrativas no Estado de São Paulo (sedes em Araçatuba, Bauru, Presidente Prudente, Ribeirão Preto, Santos, São José do Rio Preto, São José dos Campos e Sorocaba), com 39 circunscrições judiciárias e total de 230 comarcas (cidades) de diversas regiões paulistas, sendo que as provas serão aplicadas na Comarca Sede de cada Região. A previsão inicial é de 235 vagas para preenchimento imediato.


Para inscrever-se via Internet, o candidato deverá acessar o site www.vunesp.com.br na área do candidato durante o período de 09/01/2018 a 14/02/2018, localizar os “links” correlatos ao Concurso até às 16h do dia 14/02/2018, quando o cadastro (ou ficha de inscrição) será retirado(a) do sistema, e efetuar sua inscrição conforme os procedimentos descritos a seguir e efetuar o pagamento da inscrição, usando o boleto que deverá ser impresso pelo site acima mencionado, no valor de R$ 68,00 (sessenta e oito reais) em qualquer agência bancária, até o dia 14/02/2018, atentando-se para o horário bancário. Demais informações estão no edital do concurso.

Amparado pela Lei Estadual nº 12.782, de 20.12.2007, o candidato terá direito à redução de 50% (cinquenta por cento) do valor do pagamento da taxa de inscrição, desde que CUMULATIVAMENTE atenda aos seguintes requisitos: a) seja estudante regularmente matriculado em uma das séries do ensino médio, curso prévestibular ou curso superior, em nível de graduação ou pós-graduação; e b) perceba remuneração mensal inferior a 02 (dois) salários mínimos ou esteja desempregado.

Às pessoas com deficiência que pretendam fazer uso das prerrogativas que lhes são facultadas no artigo 37, inciso VIII, da Constituição Federal e das Leis Complementares n.ºs. 683/1992 e 932/2002 é assegurado o direito de inscrição, esclarecendo-se que, no momento oportuno, será verificado se as atribuições do cargo são compatíveis com a deficiência de que são portadoras. Nos termos da Lei nº 12.990/2014 e Resolução TJSP nº 719/2015 c.c. a Resolução TJSP nº 769/2017, ficam reservados aos candidatos negros 20% (vinte por cento) das vagas oferecidas neste edital, conforme “QUADRO DE VAGAS” apresentado no início do Edital.

O Concurso será dividido em duas etapas:

1ª ETAPA - Prova Objetiva com 100 (cem) questões. Apenas serão convocados para a 2ª ETAPA (prova prática - Formatação e Digitação), APENAS os candidatos habilitados e melhores classificados, nos termos do disposto no Capítulo VIII do Edital.

A aplicação da prova objetiva está prevista para o dia 25/03/2018. A confirmação da data e as informações sobre horários e locais serão divulgadas oportunamente, através de Edital de convocação para as provas e cartões de convocação, que serão encaminhados pela Fundação VUNESP aos candidatos pelos Correios.

As questões da prova objetiva serão distribuídas em blocos como segue:

BLOCO I : língua portuguesa; BLOCO II: conhecimentos em direito; BLOCO III: conhecimentos gerais (atualidades, matemática, informática e raciocínio lógico).

A prova objetiva será avaliada na escala de 0 (zero) a 10 (dez) pontos, sendo os blocos I e II de caráter eliminatório, onde o candidato deverá acertar, no mínimo, 50% das questões de cada bloco, e caráter classificatório. O bloco III terá, apenas, caráter classificatório.

DICAS DE PREPARAÇÃO:

O candidato deve estar atento para a exigência de no mínimo 50% de acerto das questões de cada bloco, sendo que a nota inferior nos blocos I e II, resulta na eliminação do certame;

Assim, o candidato deve dar especial atenção ao estudo dos blocos I e II, sem esquecer, obviamente, do bloco III;

Concurso público é organização, estratégia e disciplina. A preparação do concurso tem o seu início com o estudo do edital. A maioria esmagadora sequer se dá o trabalho de ler a “lei do concurso”. Assim, o que começa errado não tem como dar certo;

Nervosismo e ansiedade são inimigos silenciosos que desqualificam o estudo. Não há a menor chance de sucesso se os nossos “inimigos” não são dominados. Muita gente não acredita, mas nessa fase de estudos intensos pode ser mais do que necessário um acompanhamento médico especializado para o tratamento do nervosismo e da ansiedade. Na dúvida, procure ajuda de um profissional capacitado.

“A mente funciona como os músculos. Precisa de estímulos diários. Mas não adianta tentar estudar todo o conteúdo programático de um concurso em um só dia”, diz Gladstone Felippo, especialista em concursos;

Não existe cursinho preparatório milagroso ou apostila salvadora. Desconfie das promessas de aprovação.

Um planejamento dos estudos lhe ajudará a organizar seu tempo, priorizar matérias mais importantes ou que você tem menos conhecimento até mesmo saber quanto tempo você levará para estar preparado.

A maioria dos alunos se preocupa em ler a maior quantidade de páginas e não aprender o que está estudando. Por isso, ao ler algumas questões da prova, lembra-se que estudou o tema, mas não sabe responder. Não passe para o tópico seguinte sem ter aprendido o que está estudando.

Busque se conhecer e saber a forma como você aprende melhor. Aprenda novas ferramentas, técnicas e metodologias de estudo e não descanse enquanto não atingir o seu melhor. Não existe matéria difícil, o que existe são matérias que você ainda não aprendeu a aprender.

Duas frases para este hábito: Você é 100% responsável pelos seus resultados; a nota que você tira na prova é a nota que você mereceu tirar.

Por fim, Infelizmente, a maioria dos estudantes se prepara para ser reprovado. Não há sucesso sem confiança. Nunca teremos a certeza absoluta de que vamos conquistar nosso objetivo, porém devemos sempre ter três pensamentos em mente: Eu sou capaz de ser aprovado no concurso; eu mereço ser aprovado no concurso; eu acredito que vou ser aprovado no concurso.


Giro Marília -GIRO DO CONCURSEIRO - Ataliba M. de Moraes Filho
GIRO DO CONCURSEIRO - Ataliba M. de Moraes Filho
Servidor público estadual; concurseiro em plena atividade; especialista lato sensu em Direito Municipal e com MBA em Gestão Pública: Políticas e Gestão Governamental.

Matérias anteriores deste(a) colunista >