Colunista | UNIMAR EM AÇÃO

A Faculdade de Medicina da Universidade de Marília (UNIMAR) se consolidou, ao longo de mais de duas décadas, como uma das mais conhecidas instituições privadas de ensino médico do interior do estado de São Paulo. Estudantes de todo o país prestam vestibular e compõem o quadro de alunos da Faculdade. Com isso, cada vez mais, são maiores as exigências por um ensino médico adequado e qualificado, que permita aos alunos recém egressos conseguirem aprovação em concursos e inserção no mercado de trabalho.

Pensando nisso, a UNIMAR tem investido não só na formação de um profissional médico generalista, mas também na qualificação de formandos com visão global das especialidades médicas. Dentro deste contexto está a Cirurgia Plástica. A Cirurgia Plástica, atualmente, é muito lembrada por um amplo número de procedimentos estéticos, mas abrange um número ainda maior de cirurgias reparadoras / funcionais, que são de suma importância para o conhecimento de todo médico, seja qual for a área de atuação.

É o cirurgião plástico quem trata cânceres de pele dos mais diversos tipos, quem trata de pacientes vítimas de queimaduras de diferentes etiologias, e quem cuida de pacientes vítimas de traumas faciais e de anomalias congênitas, particularmente aquelas localizadas na face, somente para citar alguns exemplos.


A UNIMAR possui um ambulatório médico de especialidades (AME), inclusive com a especialidade de Cirurgia Plástica, onde são oferecidos atendimentos gratuitos pelo Sistema Único de Saúde (SUS), para casos de lesões de pele benignas e malignas, deformidades congênitas e adquiridas, orelhas “em abano” e ginecomastia, com realização de procedimentos cirúrgicos ambulatoriais (sem internação) e no Hospital Universitário Unimar (HBU).

Os alunos do curso de Medicina têm a oportunidade de acompanhar, de forma integral, todo o atendimento prestado a esses pacientes, o que em muito enriquece o aprendizado na área de Cirurgia Plástica, e contribui para a formação global destes alunos. Além disso, os alunos têm, muitas vezes, a chance de acompanhar todos os tipos de cirurgias particulares e de diversos convênios médicos, em uma instituição com uma das melhores infraestruturas disponíveis na região.


Com a participação de professores titulados e qualificados na área de Cirurgia Plástica, os alunos têm a oportunidade de participar de projetos de iniciação científica, com possibilidade de bolsas e publicações de alta qualidade, sendo estimulados a desenvolverem seus currículos também para uma possível vida acadêmica. A UNIMAR possui amplos e modernos laboratórios preparados para o ensino das diversas áreas de atuação da Cirurgia Plástica.

Tudo isso contribui para níveis de excelência no ensino da Cirurgia Plástica no curso de Medicina da UNIMAR, o que tem estimulado muitos alunos a seguirem nesta especialidade após o término da graduação. Visando acompanhar as exigências e necessidades do mercado, a UNIMAR planeja expandir o número e os tipos de casos atendidos no AME, e investir em cursos de pós-graduação stricto e lato sensu na área de saúde, bem como em uma possível residência médica em Cirurgia Plástica, para propiciar aos seus alunos a possibilidade de continuarem e completarem sua formação médica e acadêmica na própria instituição, fornecendo mão de obra especializada e de alta qualidade não só para a nossa região como para todo o país, cumprindo o seu papel educador e formador na sociedade brasileira.

Luís Ricardo Martinhão Souto
Médico / Cirurgião Plástico – CRM-SP: 87.967 / RQE nº 18.672
Professor Doutor da Faculdade de Medicina da Universidade de Marília (UNIMAR)
Formação:
- Graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP).
- Residências Médicas em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela UNICAMP.
- Mestrado em Ciências Médicas pela UNICAMP.
- Doutorado em Cirurgia pela UNICAMP.
- Membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).
- Membro Titular do Capítulo de Cirurgia Plástica do Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC).


Giro Marília -UNIMAR EM AÇÃO
UNIMAR EM AÇÃO
Coluna destinada a promover a comunicação da universidade com a sociedade e para a divulgação das atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade de Marília.

Matérias anteriores deste(a) colunista >