Colunista | Vanessa Custódio Beiro

“Sua visão só ficará mais clara quando você olhar para dentro do seu coração. Aquele que olha para fora sonha, quem olha para o seu interior desperta"
Carl Jung.


E de repente saímos de um extremo movimento acelerado e coletivo, para um aprendizado abrupto de   desaceleração e autocuidado, a fim principalmente, de compreender como cuidar do outro.

O Isolamento Social nos fez parar e olharmos para dentro e nesta viagem interna encontramos nossas fragilidades medos e angústias mas também podemos encontrar nossas potencialidades e criatividade.

Neste momento de reclusão tão importante quanto cuidar do físico é cuidar da Saúde Mental, estar atento como meu comportamento e  meus sentimentos estão respondendo ao isolamento?

Sabemos que situações de estresse quando não são cuidadas e gerenciadas afetam o nosso sistema imunológico e ficamos mais suscetíveis a adquirir qualquer tipo de doença trazendo prejuízos no físico e emocional. Mente e corpo formam um só sistema e ambos se influenciam.

Pensando no cuidado com a saúde mental, seguem alguns recursos que podem colaborar para vivenciarmos esse período de isolamento com equilíbrio:

- Organizar a dinâmica familiar estabelecendo rotina,acordo de convivência, divisão das tarefas da casa  e respeitar o espaço do outro;

- Resgatar jogos, brincadeiras ( brinquem com os seus filhos,participem do mundo deles), danças e músicas que te tragam boas lembranças;

- Usar recursos artísticos como : desenhos,pinturas,escrever o que sente e pensa;

- Realizar atividade física que é fundamental neste momento, atividade física libera neurotransmissores do bem-estar tanto para o físico quanto emocional;

- Respeitar este momento de recolhimento e diminuir a cobrança consigo e com o outro (empatia)

- Diminuir o tempo de tecnologia o excesso de  informações traz desequilíbrio aumenta ansiedade. Escolher apenas um horário do dia para se  apropriar do que está acontecendo e buscar fontes seguras para estas informações;.

- Momento de meditação, diminui ansiedade e estimula de forma positiva a criatividade.

E dentro desses recursos de reorganização da dinâmica familiar e do dia a dia,  não posso esquecer de fazer um alerta para os idosos que fazem parte do grupo de risco.

É fundamental o apoio de familiares ou rede social (um movimento de solidariedade que já está acontecendo) e faz com que o idoso sinta-se acolhido, além dos cuidados das necessidades básicas (mercados farmácia) é de extrema importância ajudá-los com dicas de leitura, jogos ,palavras cruzadas, caça- palavras, filmes.

Fazer  ligações (e para aqueles que têm mais dificuldade ensinar a  ligação por vídeo) para que possam matar a saudade para que sintam que mesmo que em outro formato este vínculo continua.

Incentivá-los a atividades que tragam bem-estar e ajudá-los a compreender o que está acontecendo neste momento ,tirar suas dúvidas e esclarecer sobre as precauções necessárias.

Apesar de toda bagagem e sabedoria que os idosos trazem, eles também precisam de cuidado e orientação, para que  possam perceber e sentir que apesar da importância do isolamento neste momento o vínculo com seus  familiares e rede social continua.

O auto cuidado é fundamental em todas as faixas etárias,e as pessoas que estão em tratamento dar continuidade  e as que perceberem que não estão bem tanto no aspecto físico quanto emocional ou em ambos buscar ajuda especializada.


Giro Marília -Vanessa Custódio Beiro
Vanessa Custódio Beiro
Psicóloga clínica/institucional, membro fundadora da CCEJ Marília- Clínica e Centro de Estudos Junguiano de Marília.

Matérias anteriores deste(a) colunista >