Economia

Caminhoneiros sugerem que governo retire benefício sobre bebidas na Zona Franca

Caminhoneiros sugerem que governo retire benefício sobre bebidas na Zona Franca


source

Após cinco reajustes no preço do óleo diesel e da gasolina, a classe dos caminhoneiros voltou a cobrar medidas do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) contra os aumentos

Em nota, a Abrava (Associação Brasileira de Refrigeração, Ar Condicionado, Ventilação e Aquecimento) diz que o grupo de trabalhadores chegou em um “momento crítico” e “não aguentam mais aumentos dos combustíveis sem que o Governo nada faça”.

“Precisamos que o Presidente da República dê a devida atenção a esta questão, com medidas efetivas sem mais promessas vazias e sem nenhum cumprimento. Dessa maneira, chegou o momento de nós liderança dos caminhoneiros do Brasil nos unir para que possamos defender a nossa categoria”, escreveram.

A associação sugere que o governo retire os subsídios a “multinacionais das bebidas” para, em troca, poder zerar os impostos federais sobre os combustíveis.

Sem incentivo ao IPI

“Hoje o Governo Federal tem a solução para subsidiar os aumentos dos combustíveis para a população, basta apenas retirar o incentivo dado ao IPI as empresas fabricantes de concentrados de refrigerantes na Zona Franca de Manaus (ZFM). Simples, aí o Governo não irá ferir a Lei de Responsabilidade Fiscal, e estará de fato tomando medida em prol da população brasileira”, afirma a nota.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, ainda não se pronunciou sobre qual será a compensação no Orçamento para que o governo possa cumprir a promessa do presidente Jair Bolsonaro de zerar impostos federais do Diesel.