Economia

CVM pode investigar anúncio Bolsonaro sobre nomeação para Petrobras

CVM pode investigar anúncio Bolsonaro sobre nomeação para Petrobras CVM pode investigar anúncio Bolsonaro sobre nomeação para Petrobras CVM pode investigar anúncio Bolsonaro sobre nomeação para Petrobras CVM pode investigar anúncio Bolsonaro sobre nomeação para Petrobras
CVM pode investigar anúncio Bolsonaro sobre nomeação para Petrobras


source

Brasil Econômico

A Comissão de Valores Mobiliários (CVM) estuda abrir um processo para investigar a nomeação do general Silva e Luna para a presidência da Petrobras na última sexta-feira (19). O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) sinalizou a mudança no dia anterior, impactando diretamente as ações da empresa no Ibovespa. A Petrobras perdeu R$ 28 bilhões em valor de mercado.

A CVM quer apurar se o anúncio do presidente Jair Bolsonaro seguiu regras de conduta sobre fatos relevantes que podem interferir no capital aberto de uma empresa. Logo na abertura do pregão da sexta-feira, as duas ações da Petrobras negociadas no Ibovespa – PETR3 e PETR4 – registraram queda acentuada. A preferencial PETR4 fechou o dia com queda de 6,6%, enquanto a ordinária PETR3 encerrou a sexta-feira com baixa de quase 8%.

A queda nas ações da Petrobras não teve influência vertiginosa no pregão, que encerrou a sexta-feira em 118.430,53 após começar o dia em 119.227,52 –  queda de 0,64%.

O general Silva e Luna substituirá Roberto Castello Branco, que ocupa a presidência da estatal desde 2018. A troca já era esperada devido, entre outros motivos, à política de preço dos combustíveis .

Joaquim Silva e Luna é o atual diretor da hidroelétrica Itaipu Binacional. Ele ocupou o cargo em 2018 logo após a posse do presidente Bolsonaro . “O governo decidiu indicar o senhor Joaquim Silva e Luna para cumprir uma nova missão, como conselheiro de administração e presidente da Petrobras, após o encerramento do ciclo, superior a dois anos, do atual presidente, senhor Roberto Castello Branco”, diz a publicação do governo.