Economia

Ministério Público de Contas reprova gastos do governo Doria

Ministério Público de Contas reprova gastos do governo Doria Ministério Público de Contas reprova gastos do governo Doria Ministério Público de Contas reprova gastos do governo Doria Ministério Público de Contas reprova gastos do governo Doria
Ministério Público de Contas reprova gastos do governo Doria


source

O Ministério Público de Contas (MPC) rejeitou os gastos do governador de São Paulo, João Doria , durante o ano de 2020. O documento, de 223 páginas, emitido hoje (23) pelo procurador-geral Thiago Pinheiro Lima, aponta 5 falhas na execução orçamentária do estado. 

O parecer obtido pela Globonews revela que o estado não aplicou na educação os 25% da verba obtida de impostos e transferências na manutenção e no desenvolvimento do ensino exigidos pela Constituição Federal como investimento mínimo nessa área.

No texto, o procurador-geral “opina pela emissão de parecer prévio desfavorável às contas em análise”. Esta é a terceira vez seguida que o orçamento anual é rejeitado pelo MPC.

Agora, o Tribunal de Contas do Estado de São Paulo analisará o documento em sessão extraordinária na quarta-feira (23) às 10h. 

Você viu?

Nos dois anos anteriores (último ano da gestão dividida entre Geraldo Alckmin, do PSDB, e Márcio França, do PSB; e primeiro ano da gestão Doria), o Tribunal de Contas aprovou as contas com ressalvas.

O governo do estado emitiu uma nota reiterando o compromisso de agir em conformidade com o orçamento anual.

“O Governo de São Paulo atua com todo o rigor no controle das contas públicas e a correta aplicação de recursos conforme a legislação. Todos os questionamentos apontados no parecer do Ministério Público de Contas já foram esclarecidos ao Tribunal de Contas do Estado. Ciente do cumprimento de suas obrigações constitucionais, o Governo do Estado confia que mais uma vez terá suas contas aprovadas pelos órgãos de fiscalização e controle, a exemplo de exercícios anteriores”, diz a nota.