Economia

Para aprovar auxílio, Senado deve votar calamidade pública na semana que vem

Para aprovar auxílio, Senado deve votar calamidade pública na semana que vem


source

Brasil Econômico

Os líderes do Senado devem se reunir nesta quinta-feira (18) para debater quando votarão a PEC (proposta de emenda constitucional) que trará a cláusula da calamidade pública , que pode liberar os gastos para um novo auxílio emergencial

O relator, senador Márcio Bittar (MDB-AC), deve apresentar um novo parecer na reunião. 

Ao lado do ministro da Economia, Paulo Guedes, os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM-MG), afirmaram que novas parcelas do auxílio emergencial serão pagas a partir de março

Para viabilizar o benefício, os três líderes se empenharão no avanço na pauta fiscal com a PEC do pacto federativo – que contará com uma cláusula de calamidade pública.

O projeto deve ser pautado no senado federal já na próxima semana para cumprir o prazo. Por isso, os relatores do projeto no Congresso afirmaram que não há questões controversas no relatório. 

A PEC Emergencial cria algumas restrições , como: 

Você viu?

  • reajustes para servidores
  • contratação de pessoal
  • criação de novos cargos
  • realização de concursos públicos

Quando os gastos alcançarem 85% da receita, as travas serão acionadas pelo presidente da República, que precisará ser aprovado pelo Legislativo.

Enquanto as travas estiverem ativas, será interrompida a correção do teto de gastos pela inflação. Isso significa que as despesas serão ainda mais limitadas, visto que o teto de gastos ficará mais rebaixado.

Clima favorável

Líderes do Senado dizem que há tempo para analisar, propor mudanças e chegar a um eventual consenso a tempo de votar a PEC na próxima semana.

“Dá tempo sim. Estudo e preparação de emendas para ser pautado e relatado na própria 3ª feira para votação 4ª ou 5ª feira. Isto é prioridade e, como será em PEC, tem que haver amplo consenso, se não não aprova”, disse Major Olimpio (SP), líder do PSL no Senado ao Poder360.

De acordo com o líder do PSDB na Casa, Izalci Lucas (DF), todos os congressistas têm cobrado a volta do auxílio e prevê a votação já na semana que vem. 

A aprovação do item permitirá recriar condições fiscais do Orçamento de Guerra, quando a União, estados e municípios ficarão livres de cumprir com o Teto de Gastos quando se tratar de despesas emergenciais.