O planejamento da aposentadoria não costuma ser tema de conversa entre os jovens. Para muitos deles, este é um assunto que pode ser deixado para depois, principalmente por não sabermos o que acontecerá no amanhã, isto é, se estaremos vivos para desfrutar da velhice ou não. E, aqui entre nós, faz sentido avaliar dessa forma. A grande questão, porém, é que, pensando de uma maneira mais otimista, as chances de alcançarmos a terceira idade são grandes, uma vez que a expectativa de vida dos brasileiros aumenta a cada ano.
Não à toa, segundo dados divulgados pelo IBGE, em 1940, a esperança de vida era de 42,9 anos para os homens e de 48,3 para as mulheres, uma média de 45,5 anos. No ano passado, no entanto, essas idades chegaram a 73,1 e 80,1, respectivamente, totalizando uma média de 76,6 anos. Isso significa que, de 1940 até 2019, o tempo médio de vida aumentou 31,1 anos .
u seja, os números mostram que, por mais que não tenhamos uma bola de cristal para prever o que pode acontecer no futuro, é importante estar minimamente preparado para a longevidade. Mas o desafio é grande.
Apenas quatro em cada dez brasileiros se preparam para a aposentadoria, de acordo com a última pesquisa feita pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com o Banco Central (BC). O estudo aponta que, enquanto 41% das pessoas se preocupam com essa fase da vida, 59% não planejam o momento de se aposentar
div#infocoweb_cabecalho img {width: auto!important;}.ifn_show{display: block!important;}#infocoweb_corpo .tags{display:none}#infocoweb_rodape{display:none}#exibe-noticia p{margin-top:0;margin-bottom:2em}.gd12 *{margin-bottom:10px;font-size:11px!important} #exibe-noticia p.imagem{display: none;} figure.figure{display: none;}.news-description img.img-responsive{display: none;}br[data-mce-bogus=”1″] {display: none;}