Economia

Presidente da Espanha agradece Lula por fala sobre reforma trabalhista

Presidente da Espanha agradece Lula por fala sobre reforma trabalhista Presidente da Espanha agradece Lula por fala sobre reforma trabalhista Presidente da Espanha agradece Lula por fala sobre reforma trabalhista Presidente da Espanha agradece Lula por fala sobre reforma trabalhista
Presidente da Espanha agradece Lula por fala sobre reforma trabalhista


source

O presidente do Governo da Espanha, Pedro Sánchez, usou as redes sociais na manhã desta quinta-feira (6) para agradecer o ex-presidente do Brasil Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pelo  apoio à revogação da reforma trabalhista no país europeu.

Pelo Twitter , Sánchez escreveu: “Esta é uma conquista coletiva da Espanha, um compromisso do Governo e um exemplo de que, com diálogo e acordos, podemos construir um país mais justo e solidário. Obrigado, Lula, por reconhecer este novo modelo de legislação trabalhista que vai garantir os direitos de todos”.

Na terça, também pelo Twitter , Lula havia afirmado que os brasileiros deveriam “acompanhar de perto” o que está acontecendo com a reforma trabalhista na Espanha. O ex-presidente comemorou o feito e chegou a afirmar que Pedro Sánchez estaria “trabalhando para recuperar direitos dos trabalhadores”. 

Na Espanha,  a nova reforma, também chamada de “contrarreforma”, revisa uma aprovada em 2012 e que teria levado a uma precarização das condições de trabalho no país. A proposta foi usada como referência para a reforma trabalhista realizada no Brasil em 2017.

Na época de sua aprovação, o parlamento espanhol pretendia reduzir a burocracia trabalhista e baratear contratações. Porém, atualmente, a taxa de desemprego atingiu 14,5% na Espanha, uma das altas da União Europeia.