Economia

Veja itens que mais subiram de preço em 12 meses, apesar da deflação

Veja itens que mais subiram de preço em 12 meses, apesar da deflação Veja itens que mais subiram de preço em 12 meses, apesar da deflação Veja itens que mais subiram de preço em 12 meses, apesar da deflação Veja itens que mais subiram de preço em 12 meses, apesar da deflação
Veja itens que mais subiram de preço em 12 meses, apesar da deflação


Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) , considerado a inflação oficial do país, foi de -0,36% em agosto, segundo mês seguido de deflação, mesmo assim, alguns produtos ficaram mais caros. 

No conjunto, os alimentos no domicílio subiram 15,63% desde setembro do ano passado. O leite, por exemplo, registra alta de 60,81% e a cebola subiu 91,21% nos últimos 12 meses.

Entre no  canal do Brasil Econômico no Telegram e fique por dentro de todas as notícias do dia. Siga também o  perfil geral do Portal iG 

O alívio não foi generalizado. Assim como os alimentos, passagens aéreas e transporte por aplicativos também ficaram mais “salgados” desde o ano passado. 

Confira, abaixo, os preços que mais subiram nos últimos 12 meses:

  • Cebola: 91,21%
  • Mamão: 82,83%
  • Melão: 79,34%
  • Passagem aérea: 74,94%
  • Melancia: 61,88%
  • Leite longa vida: 60,81%
  • Óleo diesel: 53,16%
  • Manga: 47,05%
  • Café moído: 46,34%
  • Transporte por aplicativo: 43,80%

O grupo dos transportes (-3,37%) exerceu o maior impacto negativo sobre o índice geral, contribuindo com 0,72 ponto percentual (p.p.). A queda desse grupo foi influenciada principalmente pela retração nos preços dos combustíveis (-10,82%).

Em agosto, os quatro combustíveis pesquisados tiveram deflação: gás veicular (-2,12%), óleo diesel (-3,76%), etanol (-8,67%) e gasolina (-11,64%). Item com maior impacto negativo sobre o índice geral, a gasolina teve redução de R$ 0,18 por litro nas refinarias no mês passado.


Fonte: IG ECONOMIA