Judoca Alana Maldonado, da Amei, eleita 'atleta da galera' no Comitê Paralímpico - Giro Marília Notícias

Esportes

Judoca Alana Maldonado, da Amei, eleita 'atleta da galera' no Comitê Paralímpico

Judoca Alana Maldonado, da Amei, eleita ‘atleta da galera’ no Comitê Paralímpico Judoca Alana Maldonado, da Amei, eleita ‘atleta da galera’ no Comitê Paralímpico Judoca Alana Maldonado, da Amei, eleita ‘atleta da galera’ no Comitê Paralímpico Judoca Alana Maldonado, da Amei, eleita ‘atleta da galera’ no Comitê Paralímpico
Judoca Alana Maldonado, da Amei, eleita 'atleta da galera' no Comitê Paralímpico

A judoca Alana Maldonado, da Amei (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos), ganhou a votação pela internet e foi eleita a “Atleta da Galera 2019” em votação promovida pelo Comitê Paralímpico Brasileiro.

A atleta revelada em Marília recebeu 36% dos votos. Estava na disputa com mais quatro atletas: José Chagas (bocha), Maria Carolina Santiago (natação), Petrúcio Ferreira (atletismo) e Verônia Hipólito (atletismo).

Alana começou a praticar judô com quatro anos e aos 14 descobriu a doença de Stargardt, uma condição progressiva que atinge crianças e adolescentes com perda progressiva da visão. Apenas em 2014, quando entrou para a faculdade, começou no judô paralímpico.

A premiação acompanha um ano de muitas conquistas. Em 2019 foi ouro no German Open de Judô; prata no Grand Prix de Judô IBSA – Baku 2019; ouro no Grand Prix de Judô IBSA – Tashkent 2019; prata nos Jogos Parapan-Americanos de Lima e ouro no Grand Prix de Judô Paralímpico.

Atualmente, é a atual líder do ranking mundial e compete na categoria de deficiente visual até 70kg.

Esta foi a 9ª edição do Prêmio Paralímpicos, realizada em São Paulo. A primeira fase de definição dos atletas ocorreu em novembro com duas exigências: atletas ativos no ano e com participação em competição internacional sob convocação do CPB.

Cinco grupos indicaram o atleta que gostariam que concorresse, foram eles: O Conselho de Atletas do CPB, os jornalistas que cobriram os Jogos Parapan-Americanos de Lima 2019, o corpo de colaboradores do CPB, as Loterias Caixa (patrocinadora de 11 modalidades) e a Braskem (patrocinadora do paratletismo).