Confraria da Dança traz Mirabolante a Marília - Fotos: FBarella

Nos próximos dias 20 e 21de abril, A Confraria da Dança, de Campinas apresenta no Teatro Municipal “Waldir Silveira Mello”, o espetáculo “Mirabolante”, destinado principalmente, às crianças. Contemplado pelo ProAC (Programa de Ação Cultural) do Estado de São Paulo, a produção tem entrada franca e escolas da rede pública de ensino podem fazer agendamento antecipado para a sessão do dia 20, às 14h.

O espetáculo é um híbrido de dança e teatro. O Carnaval é o mote inicial de Mirabolante, que além da direção artística do emblemático João das Neves, conta com a exclusiva trilha musical de Rafael dos Santos, composta por marchas-rancho, marchinhas e frevos, carregada da sonoridade múltipla e contagiante da cultura popular brasileira. A criação e interpretação é de Diane Ichumaru e do bailarino e coreógrafo mariliense Marcelo Rodrigues.

Neste ano de 2018 a Confraria da Dança comemora 22 anos de atividades relacionadas à pesquisa de linguagem própria, criação e produção artística com o projeto "Circulação Mirabolante". A circulação abrange oito cidades do interior do Estado de São Paulo: Cerquilho, Marília, Pindamonhangaba, Ubatuba, Lençóis Paulista, Votuporanga, Espírito Santo do Pinhal e Botucatu, cumprindo 16 sessões do espetáculo entre os meses de abril e julho.



Sinopse

Misture dois bailarinos e um bom bocado de música e fantasia. O resultado é uma mirabolante brincadeira de Carnaval. O espetáculo passeia pelo mistério dos mascarados e as brincadeiras de assustar, recria o clima de nostalgia das matinês, pulsa na dança rebuscada dos passistas. Os bailarinos tocam, cantam e dançam embalados por frevos, marchas, marchinhas e jogos de palavras. Eles brincam pra valer, disputam no bate-bola, dão vida a esqueletinhos e bonecões, criam até uma tourada maluca. Nesta brincadeira tudo é permitido, quanto mais extravagante e imaginoso melhor para alegrar o Carnaval Mirabolante.

Segundo o diretor João das Neves Mas vejam só o convite que a Diane e o Marcelo inventaram de fazer para as crianças: Vamos lá mirabolar? Claro que todo mundo veio. Meninas e meninos foram os primeiros. Porque eles sabem muito bem e melhor do que ninguém que mirabolar só não é melhor que calda de chocolate em cima de uma bola mirabolante de sorvete. Depois vieram os pais, porque pai e mãe já foram filhos e andam tão saudosos dessa época que ao ouvirem o verbo mirabolar, mirabolaram pra valer e desandaram a cantar.

E toca a puxar do baú das recordações mirabolantes marchinhas e alucinantes frevos, espantosas figuras, surpreendentes máscaras, pomposas e ridículas fantasias. E não é que a criançada cantava e dançava junto?  Onde aprenderam? Ora, onde! Mirabolando! E se pintavam e fantasiavam e fingiam se assustar com os Clóvis, Homens da Meia-Noite, “ai que medo gostoso. Mamãe, papai, eu quero mais”.  Eu também quero. Mamãe eu quero mamar, brincar esta dança mirabolante dos eternos Carnavais alegria com a turma da Confraria.

O espetáculo será apresentado no dia 21, às 14h, para grupos da rede pública de ensino, com agendamento antecipado, pelo telefone (14) 3402-6606 e no dia 22, às 16h, para o público em geral; os ingressos devem ser retirados com 30 minutos de antecedência na bilheteria do Teatro. Mais informações pelo tel (14) 3453-2553.

A criação e montagem de Mirabolante foi viabilizada pelo Sesi SP, através do Projeto Viagem Teatral 2013 – Espetáculos Inéditos. O espetáculo estreou em 2013 no teatro do Sesi Piracicaba e circulou pelo interior e capital entre julho e dezembro do mesmo ano e até 2016 em outros projetos como Itaú Cultural, Circuito Cultural Paulista e rede Sesc.



A Confraria da Dança

Diane Ichimaru e Marcelo Rodrigues fundaram a Confraria da em 1996 na cidade de Campinas. Seus projetos direcionados à pesquisa de linguagem, criação e manutenção de espetáculos autorais acumulam premiações da Funarte/Ministério da Cultura, Secretaria da Cultura do Governo do Estado de São Paulo, Cultura Inglesa, APCA - Associação Paulista dos Críticos de Arte, Sesi SP, entre outros. A dupla promove parcerias com artistas das áreas da dança, teatro, música e artes plásticas, atividades diversificadas de formação e fruição artística que atingem público infantil, adulto e terceira idade, estudantes de arte em processo de formação e artistas profissionais em busca de aperfeiçoamento.

Serviço:
Espetáculo de dança para crianças "Mirabolante", com a Confraria da Dança
Dia 20 de abril, às 14h,  para grupos pré-agendados de alunos da Rede Pública Municipal de Ensino - informações: (14) 3402-6605
Dia 21 de abril, às 16h, para público em geral - retirada de ingressos com 30 minutos de antecedência na bilheteria do Teatro
Informações: (14) 3453.2553