“Passe essa informação adiante: você pode sorrir pra foto da CNH simmmmmmmmmmmm”. Com esta frase o Detran de São Paulo aproveitou sucesso de postagens nas redes sociais para lançar uma campanha que libera o sorrisão na fotos que você vai usar na sua carteira de habilitação.

Sorrir para fotos de documentos sempre rendeu polêmica e até memes. Não há legislação sobre isso e a decisão fica a critério de cada órgão.  A Polícia Federal, por exemplo, veta o sorriso nas fotos de passaporte.

Mas motoristas que saíram sorrindo na CNH sempre renderam comentários e até comemorações nas redes sociais. Por isso o Detran decidiu esclarecer: é permitido sorrir.

O órgão apresenta algumas dicas aos habilitados, como a possibilidade de mulheres usaram maquiagem leve e batom e os homens usarem barbas aparadas. As imagens são captadas nas agências do Poupatempo, onde os habilitados pedem a emissão documento.

Mas há limites como a postura. Vale sorrir, não fazer careta. Além disso, a foto não é selfie e não vale biquinho e nem tirar muitas para escolher a melhor.