O presidente da Anatel, Juarez Quadros, divulgou nesta quinta-feira em Bauru a confirmação do dia 28 deste mês como data para desligamento do sinal analógico de TV para nove cidades do Oeste Paulista: Agudos, Arealva, Avaí, Bauru, Borebi, Cabrália Paulista, Pirajuí, Piratininga e Presidente Alves.

Quadros disse que 88% dos domicílios já contam com o sinal digital e uma pesquisa a ser realizada pelo Ibope vai indicar se a cidade está preparada para o desligamento. A pesquisa é realizada uma semana antes do desligamento.

A Anatel deve distribuir 56 mil kits para pessoas de menor renda, beneficiários de programas sociais do Governo. Ainda faltam retirar seus kits 16 mil pessoas.

Segundo o presidente, até o final do ano, todo o estado de São Paulo estará com o sinal unicamente digital. Segundo Quadros, o sinal digital garante melhor qualidade de som e imagem para o telespectador.

O desligamento também trará vantagens para as empresas de telefonia móvel com a transferência da frequência que é utilizada atualmente pelos radiodifusores. “Haverá aumento da velocidade da banda larga pelo celular”, disse.

O presidente da Seja Digital, uma ONG que funciona como um braço operacional do desligamento, Antonio Martelletto, disse que 12 regiões já tiveram o sinal analógico desligado. O trabalho, disse Martelletto, é que 100% das famílias contem com o sinal digital.

Em 2017, a Seja Digital recebeu 25 milhões de chamadas para instalação da TV. Este ano, a Seja Digital recebe em média 3 milhões de chamadas por mês. Ele alertou que existe uma parcela da população que não sabe que tem direito ao conversor e pediu que essas pessoas sejam informadas e liguem no telefone 147.

Contou que a Seja Digital está fazendo uma série de operações de campo, realizando um esforço pela instalação do conversor.