FreePik Skincare Corporal: Descubra o passo a passo para uma Pele Hidratada

 
Skincare Corporal: Descubra o passo a passo para uma Pele Hidratada
FreePik
Skincare Corporal: Descubra o passo a passo para uma Pele Hidratada
Você já ouviu falar sobre a importância do skincare corporal? Um vídeo recentemente viralizado no TikTok trouxe à tona um tema interessante: a relação entre a hidratação da pele e a fixação de perfumes. A jovem influenciadora explicou que, muitas vezes, o perfume não fixa adequadamente devido à falta de hidratação na pele.

Muito se fala em máscaras com efeitos cada vez mais efetivos, séruns com componentes capazes de retardar os efeitos do tempo e inúmeras fórmulas que prometem mais saúde à pele do rosto. Essa super valorização acaba fazendo com que a atenção com o corpo seja deixada de lado.

E é um fato que a busca por uma pele saudável deve ser feita em ambos: cuidar do corpo é tão importante quanto cuidar do rosto, e uma rotina adequada de skincare pode fazer toda a diferença. Segundo o biomédico mineiro, fisioterapeuta dermatofuncional e mestre em Medicina Estética, Thiago Martins, a pele do corpo também é suscetível a diversos fatores externos que podem afetar sua saúde e aparência, já que está exposta constantemente a agressões, como poluição, raios solares, vento e outros agentes que podem causar desidratação, descamação e envelhecimento precoce.


"Manter o hábito de atenção regular com a pele corporal pode trazer uma série de benefícios. Quando hidratada, além de ter uma aparência mais saudável, ela também contribui para a regulação da temperatura corporal, melhora a sua função de barreira, além de evitar ressecamento e descamação."

Entre as dicas para mantê-la bonita está a importância em apostar em sabonetes vegetais, por serem mais elaborados e fazerem uma limpeza mais suave, sem serem tão agressivos. A esfoliação corporal vem em seguida, mas, de acordo com o profissional, deve ser realizada uma ou, no máximo, duas vezes por semana, com produtos suaves e específicos para o corpo.

"A esfoliação é responsável por remover células mortas e estimular a renovação celular, deixando a pele mais macia e receptiva à hidratação. Ela deve ser feita com a pele molhada em todo o corpo, dando atenção redobrada aos joelhos, cotovelos, no bumbum, para amenizar a foliculite, além de axilas e virilha, caso essas áreas estejam mais escurecidas."

Em seguida o biomédico fala sobre a importância de investir nos hidratantes corporais adequados. "Eles são essenciais, especialmente depois da esfoliação, por ajudar a repor substâncias importantes que foram retiradas junto com as células morta. Vale optar por aqueles que ofereçam ingredientes que contenham um equilíbrio entre ativos emolientes, como ceramidas, ácidos graxos e esqualano, que ajudam a nutrir e reparar a barreira cutânea e ativos umectantes, como glicerina, ácido hialurônico, d-pantenol, ácido glicólico, que ajudam a atrair água mantendo a umidade da pele", ensina.

Para quem deseja potencializar a sua nutrição e força, Thiago indica o uso da bruma corporal, uma água que contém ativos que garantem a renovação celular da pele e que pode ser usada a qualquer momento do dia.

 

Fonte: Mulher