Foi inaugurado nesta terça-feira em Marília o SAE (Serviço de Assistência Especializada) que vai concentrar atendimento e acompanhamento de pacientes na área de infectologia, que envolve casos como DSTs e hepatite. O atendimento contará também com um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA).

Segundo a Secretaria Municipal da Saúde, em 2015 a cidade promover 2.427 consultas nesta área, além de 1.027 de atendimento em pediatria. O SAE vai envolver ainda atendimento como palestras, treinamento em empresas e visitas a domicílios.

O SAE envolve seis médicos (03 infectologistas, 01ginecologista, 01 pediatra e 01 dermatologista), cinco enfermeiras (assistenciais, gerência e coordenação), seis  técnicos de enfermagem, um assistente social, um auxiliar de escrita e auxiliar de serviços gerais.

O ambulatório de infectologia atua com diagnóstico e tratamento de doenças como HIV, Sífilis, hepatites B e C, dermatológicas, DSTs (doenças sexualmente transmissíveis), toxoplasmoses, tuberculoses, doenças autoimunes, cauterização de condilomas , complicação dos casos de dengue, leishmaniose, chikungunya, crianças expostas ao vírus HIV e sífilis etc.

O centro de atendimento envolve ainda entrega de medicamentos do programa DST/AIDS e insumos de prevenção, além da aplicação de vacinas, injeções, curativos, coleta de papanicolau, biópsias de colo de útero, cauterizações, aplicação de soros etc.

Os usuários atendidos são encaminhados da rede básica de saúde do município.As pessoas diagnosticadas são agendadas para infectologistas no SAE para tratamento.

O novo prédio presta uma homenagem à enfermeira Maria Angélica Vieira Carvalho, falecida há oito anos. A solenidade de inauguração, com a participação do prefeito Vinícius Camarinha, foi acompanhada por familiares da homenageada, secretários municipais e pelo presidente da Câmara Municipal, vereador Herval Rosa Seabra.

O secretário da Saúde, Danilo Bigeschi disse que os serviços são considerados sucesso e que o investimento agrada aos usuários e servidores. O novo prédio do SAE e CTA fica na rua sete de setembro, 793, bairro Salgado Filho.