Aproximadamente 300 enfermeiros e auxiliares da saúde em Marília participaram de um treinamento para manejo clínico do zika vírus, transmitido pelo mosquito Aedes aegypti – mesmo transmissor a dengue.

Contaminação pelo zika é uma preocupação mundial e já ocorre em cidades próximas. Sem nenhum caso oficial, a cidade também não tem experiência  em controle, diagnóstico e atendimento.

O treinamento dos servidores, feito pela Secretaria Municipal em parceria com a Diretoria  Regional de Saúde, trouxe para a cidade a infectologista Camila Aparecida Ribeiro.

“Não temos casos registrados desta doença na cidade, mas há a circulação viral no Estado e em cidades bem próximas de Marília. Com este curso, eles estarão aptos a distinguir com mais precisão os sintomas clínicos e oferecer um melhor atendimento à população”, comentou Danilo Bigeschi, secretário municipal da Saúde.

Segundo o secretário, médicos já havia recebido em 2015 treinamento para atender pacientes com dengue, zika e chikungunya, outra forma de virose transmitida pelo Aedes.

Com 18 casos confirmados e pouco mais de 200 suspeitos, a cidade vive uma fase muito diferente de fevereiro de 2015, quando uma epidemia instalada por demora no controle da dengue provocou milhares de infectados e pelo menos oito mortes oficiais na cidade.