Neri Nestor Parckert, um paciente em tratamento de câncer em Marília, deve fazer cirurgia grave para controle da doença mas o tratamento pode esbarrar na falta de doadores de sangue tipo A negativo. A família iniciou uma campanha nas redes sociais para atrair doadores.

Neri já está com a cirurgia programada, mas como o estoque está em baixa e trabalha com controle mínimo de quantidade para emergências, é preciso atrair doadores.

Interessados devem comparecer ao hemocentro de Marília e identificar o paciente como beneficiário da doação. O órgão também trabalha em campanhas permanentes para reforçar cadastro de doares, já que as campanhas emergenciais têm se multiplicado por causa do estoque sempre em baixa.

Confira as condições para doar sangue:

- Nunca doar sangue em jejum.
- Fazer um repouso de no mínimo 6 horas na noite anterior a doação.
- Não ingerir bebidas alcoólicas nas 12 horas antes da doação.
- Evitar fumar 2 horas antes e depois da doação.
- Evitar a ingestão de alimentos gordurosos antes da doação.
- Apresentar documento com foto, emitido por órgão oficial e válido em todo o território nacional.
- Ter entre 16 e 69 anos de idade, sendo que menores de 18 anos deverão estar acompanhados pelo responsável legal e os maiores de 60 anos não poderão realizar a primeira doação.
- Pesar acima de 50 kg.

Localização e horários

O Hemocentro de Marília fica na Rua Lourival Freire, nº 240 – ao lado do Fórum, no Bairro Fragata. O horário de atendimento ao público é das 7h às 13h de segunda a sábado. Mais informações pelo telefone 3402-1850.