source
Máscaras
Divulgação
Segundo cirurgiã plástica, máscaras podem tracionar as orelhas, mas isso não alteram a anatomia
O uso de máscaras é tradicional na Ásia. É normal que, mesmo sem uma pandemia em curso, as pessoas utilizem o aparato se estiverem com sintomas de resfriado. Este é um dos motivos pelos quais o continente foi tão bem-sucedido na contenção do novo coronavírus (Sars-CoV-2). 

Leia também:

Com a pandemia, o Brasil precisou adotar o uso. Quem for abordado sem o aparato na rua poderá pagar multa de R$ 500 em São Paulo. Mas com o uso obrigatório e a popularização de modelos presos à orelha, surge um questionamento: afinal, elas causam ou podem potencializar as  orelhas de abano ?


A reportagem do iG Saúde conversou com a cirurgiã plástica da Clínica Leger, Luciene Oliveira, que tranquiliza quem passa por este dilema. "Recentemente, com o uso constante de máscaras, muitos pacientes estão percebendo que suas orelhas estão mais aparentes. É importante esclarecer que o uso de máscara pode tracionar as orelhas, mas isso não altera a anatomia", garante a especialista. "O efeito das orelhas de abano melhora quando a máscara é retirada".

Segundo Oliveira, o tempo de uso das máscaras não surte impacto em uma possível deformação das orelhas, mesmo para as pessoas que trabalham fora de casa e precisam passar o dia inteiro com elas. "Quando retirar a máscara, as orelhas voltam ao normal", afirma. 

Qual tipo de máscara escolher?

Como as máscaras serão necessárias até o fim da pandemia, e este ainda não apareceu em nosso horizonte, a escolha do tipo da proteção fica a critério do usuário. "Particularmente, prefiro usar máscaras que tenham o elástico na região posterior da cabeça. São mais confortáveis e não geram incômodo atrás da orelha", diz a médica.

Especialistas alertam que o uso de máscaras e a constante higienização das mãos, principalmente em locais públicos, podem conter o alastramento do novo coronavírus. É importante que o aparato tenha ao menos duas camadas de tecido com trama fechada. cobrindo nariz e boca. Confira todos os conteúdos do iG Saúde sobre medidas de segurança durante a pandemia nos links acima. 

Fonte: IG SAÚDE