A Valorização da Vida foi o tema da palestra voltada aos colaboradores da Universidade de Marília (Unimar), realizada em parceria com o Centro de Valorização à Vida (CVV), com o objetivo de esclarecer as doenças da mente e tirar as dúvidas sobre o que leva ao suicídio, proporcionando um acolhimento das pessoas e mostrando como o atendimento adequado é fundamental no processo de enfrentamento dos momentos de dificuldades.

De acordo com a Psicóloga Organizacional da Unimar, Silvana Lusia Navas Pires, o evento foi proposto visando conscientizar e fazer com que este ensinamento seja transmitido ao maior número de pessoas. “Em parceria com o CVV falamos sobre a vida. Nosso principal objetivo é proporcionar aos colaboradores um momento de reflexão, para que eles possam entender as questões alusivas que estão gerando os grandes conflitos da sociedade e entender que precisamos saber lidar com eles, tentando desta forma diminuir o número de suicídios que estão sendo registrados em nossa cidade”, explica. 

A Integrante do Centro de Valorização à Vida (CVV), psicóloga Márcia de Oliveira foi a convidada para este importante momento da Instituição. “Durante a palestra quis ressaltar que há formas de prevenção, mas que para isso todos precisam saber quais são as doenças da mente, entender os mitos, esquecer os conceitos errados e entender os fatores que levam a ideia do suicídio”, conta.

Ainda segundo a psicóloga, muitos tabus rodeiam o assunto e por muitas vezes esta falta de entendimento resulta em tragédia. “É importante que todos saibam como ajudar as pessoas que estão enfrentando estes tipos de problemas. É preciso receber a educação em relação a este assunto, visto como tabu. Porque quanto mais as pessoas conhecerem, mais pessoas vão ser alcançadas e menos pessoas vão sofrer”, enfatiza.

Para a colaboradora da Unimar, Ana Meire é importante saber sobre o tema para apoiar e conscientizar o maior número de pessoas possíveis. “É um privilégio participar da palestra, porque é necessário falar sobre um assunto que tem causado muitas mortes em Marília. Juntos somos mais fortes para combater este grande mal, mas para isso é de suma importância que nós sabemos lidar com o tema”, diz.


Ainda segundo Silvana, a Instituição está sempre atenta aos mais diversificados assuntos que envolvem a saúde do colaborador e de seus familiares. “A Unimar possui a visão aberta sobre o acolhimentos daqueles que diariamente estão atuando na empresa e também à seus familiares. Para isso, oferece suporte com a Clínica de Psicologia e apoio de parceiros, como a CVV”, ressalta.

A Clínica de Psicologia da Unimar também está aberta para atendimento à comunidade. Mais informações no site www.unimar.br ou por telefone (14) 2105-4041.