A publicitária mariliense Thayná Rodrigues tomou uma atitude inovadora para falar de seu filho com espectro autista no condomínio onde mora, mas foi dela a maior surpresa: uma resposta emocionante de vizinhos. “Você não está só.”

A publicitária se tornou uma referência nas redes sociais para tratar temas como autismo, inclusão e diversidade com repercussão nacional e alguns milhares de seguidores (veja mais aqui).

Na carta que distribuiu no prédio, Thayná explica que Rafa, 3 anos, tem muitas peculiaridades e ainda não é verbal, ou seja, não consegue expressar com a voz seus desejos e reações.

“Queremos que saiba que apoiaremos em tudo o que precisar. Quanto aos barulhinhos dele achamos uma graça pois sabemos que está se expressando e isso é uma grande vitória dele. Caso precise de algo conte conosco”, responderam Renato e Alessandro, vizinhos de um dos apartamentos próximos.

Renato é professor e tem um aluno com autismo em sua sala. “Parabéns pelo cuidado que tem com ele, pois ouvimos os estímulos que faz. Um grande abraço”, disse na resposta.

Thayná, que divulgou o caso em redes sociais, conta que fez a carta porque o síndico havia recebido uma reclamação pelo barulho. Diz que foi surpreendida pelo carinho da resposta de vizinhos que “mal via nos corredores”.

“Quando fica bravo ele joga tudo no chão, não por birra, e sim por não entender o que está acontecendo e também não compreende o não. Às vezes não consegue dormir cedo, por isso vocês podem o ouvir brincando de madrugada, só peço um pouco de paciência”, conta a mãe na carta.

Thayná explica que o filho tem rotina difícil de terapias e que apesar de não haver cura para o espectro autista ele é submetido a todos os tratamentos oferecidos. “Meu filho é um ser luz...não consigo mudar o mundo, mas ao meu redor faço o possível”, completa. A publicitária ainda se coloca à disposição dos vizinhos para conversar a respeito e dar mais informações.

Veja abaixo a reprodução da carta e as respostas divulgadas pela publicitária