A Secretaria do Meio Ambiente e de Limpeza Pública identificou 113 nascentes de água em Marília que devem passar por intervenções de recuperação na cidade. O estudo, feito por georreferenciamento, atingiu todo o perímetro municipal.

Esse é o primeiro passo para o desenvolvimento de um projeto elaborado pela Secretaria, visando recuperar e proteger as nascentes que sofreram degradações ambientais ao longo dos anos, que será lançado em breve.


A recuperção vai depender de análises individuais das nascentes mas envolvem limpeza, recuperação da mata ciliar e cercamento para impedir invasões, quando necessário.

Segundo o secretário Vanderlei Dolce, as nascentes foram localizadas pela equipe da Divisão do Meio Ambiente, georreferenciando com as devidas coordenadas, que facilitam o monitoramente das áreas.

"Muitas sofreram degradações ao longo dos anos, com descartes irregulares de materiais nocivos, como entulhos de construção, e outras foram utilizadas indevidamente para criação de gados, o que é proibido por Lei. Tendo as localizações, nossa equipe percorrerá cada uma, elaborando projetos individuais que contemplem a melhor forma de preservá-las.”

O chefe da Divisão do Meio Ambiente e Interlocutor do Programa Município Verde Azul, Cassiano Rodrigues Leite, relata que o trabalho foi desenvolvido em conjunto com a Engenheira Florestal Priscila Gabriela da Silva Duarte, estagiária na prefeitura, e que ferramentas tecnológicas, com uso de satélites, foram utilizadas no mapeamento das nascentes.

“Há tempos desejávamos realizar a identificação dessas nascentes. A colaboração da engenheira Priscila foi fundamental para os trabalhos. Agora estamos visitando cada uma delas, elaborando projetos individuais, segundo as condições de degradação, visando recuperá-las e preservá-las. A água, bem sabemos, está cada vez mais escassa, e é nossa obrigação desenvolver ações que preservem esse patrimônio de valor imensurável”, afirmou Cassiano.

O “Projeto Nascentes” é desenvolvido pela Divisão do Meio Ambiente. Informações e sugestões poderão ser fornecidas através do telefone 3453-3400.