Giro Marília -Enem é atalho para faculdades e programas sociais

As provas do Enem (Exame Nacional do Ensino Médio), no sábado e domingo, vão mobilizar 8,7 milhões de estudantes – algo entre 5.000 e 7.000 só na cidade – em uma corrida por um atalho para boas faculdades e projetos sociais e de investimentos ligados ao ensino superior. 

Universidades e institutos federais de ensino classificam alunos pelo Enem. Institutos de tecnologia, projetos de bolsas, fundo estudantil e até o Ciências Sem Fronteiras, que oferece intercâmbio, usam notas do Enem.

Os alunos inscritos receberam em casa os cartões de identificação com seus dados pessoais, local da prova e últimas informações. No dia da prova alunos devem levar um documento com foto e o cartão de identificação.

As provas serão aplicadas neste sábado, 8, e no domingo, 9, às 13h, horário oficial de Brasília. O Enem é oferecido em 1.669 municípios dos 26 estados da Federação e no Distrito Federal. As seleções que serão realizadas em 2015 terão como base as notas do Enem de 2014.

Conheça abaixo mais sobre os processos e projetos que aproveitam notas do Enem:

-
 Sistema de Seleção Unificada (Sisu)
É um sistema informatizado do Ministério da Educação, em que as universidades e institutos federais oferecem vagas em cursos de graduação. As seleções de 2015 – no primeiro e segundo semestres – serão feitas pela nota do Enem 2014.

-
 Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec)
Instituições da educação profissional e tecnológica, públicas e privadas, selecionam candidatos a vagas gratuitas pela nota do Enem. O Sisutec faz dois processos seletivos por ano, no início de cada semestre letivo. Em 2015, a seleção será pelas notas do Enem 2014.

-
 Ciência sem Fronteiras
Programa dos ministérios da Educação e da Ciência, Tecnologia e Inovação, que oferece bolsas de estudos de graduação-sanduíche em instituições estrangeiras a estudantes que tenham ingressado na graduação pela nota do Enem. Podem se candidatar alunos que cursam a graduação em instituições de ensino públicas e privadas e também da educação profissional e tecnológica. Para todos os casos, a seleção é pela nota do Enem.


- Programa Universidade para Todos (ProUni)
O estudante de instituição privada, que cursa graduação, pode concorrer a bolsas integrais ou parciais de 50% do valor da mensalidade. A seleção dos candidatos é feita pela nota do Enem. São duas seleções por ano. Em 2015, vale a nota do Enem 2014.


Fundo de Financiamento Estudantil (Fies)
É um programa do governo federal que financia estudantes da graduação e pós-graduação de instituições privadas. A seleção é feita pela nota do Enem.


- Certificação do ensino médio
Pessoas maiores de 18 anos, que não tenham concluído o ensino médio, podem obter a certificação com a nota do Enem.

 

 

 

 

 


Últimas Notícias