Giro Marília -Estudantes do Univem publicam artigos com Unesp, Unicamp e UFScar

Gustavo Marttos, ex-aluno de Sistemas de Informação e Valdir Júnior, egresso do curso de Ciência da Computação, autores dos artigos sobre Processo de Análise Quantitativa de Eventos Criminais

O Grupo de Interação Humano-Computador do UNIVEM (GIHC), grupo integrante do Computing and Information Systems Research Lab (COMPSI), laboratório de pesquisa vinculado aos cursos de bacharelado em Ciência da Computação e Sistemas de Informação do UNIVEM, comemora seus recentes avanços científicos com importantes publicações.

O ex-aluno do curso de Sistemas de Informação, Jordan Ferreira Saran, atual mestrando na UNESP, um dos autores do trabalho Quantify: An Information Fusion Model based on Syntactic and Semantic Analysis and Quality Assessments to Enhance Situation Awareness, e bolsista de iniciação científica pela Fapesp, explica que seu trabalho busca dar apoio a sistemas de tomada de decisão, mais especificamente a sistemas de gerenciamento de riscos envolvendo dados criminais. 

“O trabalho tem o objetivo de melhorar a representatividade dos milhões de dados criminais, atribuindo melhores significados aos registros criminais”, frisou o estudante.

Já os ex-alunos Valdir Junior (Ciência da Computação) e Gustavo Marttos Cáceres Pereira (Sistemas de Informação), atuais mestrandos da UNESP e bolsistas CAPES, autores dos artigos sobre Processo de Análise Quantitativa de Eventos Criminais Utilizando Abordagem Semântica, explicam que em seus trabalhos “busca-se também combinar informações com base no significado de cada dado presente em relatos de vítimas a centrais de atendimento emergências”.

Segundo acrescentou o orientador dos trabalhos e coordenador do grupo, Prof. Dr. Leonardo Botega, “fornecer subsídios para uma melhor tomada de decisão pode ajudar operadores de sistemas de gerenciamento de riscos a melhor entender os eventos que ocorrem em tempo real e apoiar a alocação de recursos para um atendimento mais eficiente”.


Jordan Ferreira Saran, ex-aluno do curso de Sistemas de Informação: trabalho busca dar apoio a sistemas de gerenciamento de riscos envolvendo dados criminais

O professor também reforça que a publicação e participação de alunos em grandes eventos e revistas solidifica a competência científica da instituição e que tal atividade contribui fortemente para uma formação acadêmica mais completa dos jovens estudantes. 

“As parcerias são essenciais para o sucesso de trabalhos interdisciplinares, tais como com a Universidade Estadual Paulista (UNESP), Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) e Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), além do fomento financeiro das agências FAPESP e CAPES”, concluiu.


Últimas Notícias