A 26ª edição da Semana de Ciências Agrárias de Marília (Secam) nasceu para oferecer valores técnico-científicos a estudantes da área na Unimar. Ganhou exposições, palestras e temas tão variados que hoje reúne áreas de feira de agronegócios: exposições de animais e produtos, dicas de manejo, presença de profissionais e consumidores dos produtos e serviços expostos, como sitiantes e fazendeiros. A Semana vai muito além dos muros e cercas da universidade.

O evento reúne palestras e atividades como Rally Cross Test e Exposição de Carros Antigos, que acontecerão no final de semana.. Segue até o próximo domingo, dia 26, aberta para estudantes, profissionais e para a comunidade em geral. 

Marcílio Félix, presidente da Secam, destacou a exposição de animais em diferentes estilos de criação e maquinário de ponta. Tanto que ao lado de tratores e implementos o público viu na abertura um torneio de pássaros.


Marcílio Féliz, presidente da Secam

“Nosso diferencial este ano será a participação mais ativa da comunidade. Fizemos uma programação maior para a comunidade. E nas palestras focamos em tecnologia, técnicas de clínica veterinária e produção de alimentos, desde o campo até a mesa do consumidor”, disse.

No próximo sábado, dia 25, a partir das 13h, acontece o Secão 2014, evento voltado para o segmento Pet. Serão seis categorias: Cães de pequeno, médio e grande porte; Eu amo meu viralata; Meu cachorro é minha cara; Dog fantasy; e o Cãobirinto, um labirinto para cachorros. Com premiações para os três primeiros colocados.

“Qualquer pessoa que tem um cachorro pode participar. E no domingo teremos o Rally Cross Test, que é um rallie de regularidade, que não será por tempo, mas sim completando provas. Pode ser feito com qualquer carro, com duas pessoas, um piloto e um navegador. É uma gincana”, disse Félix.

Segundo ele, 85% do trajeto será feito em asfalto e totalmente dentro das instalações da Unimar. As premiações são de R$ 500 para o primeiro lugar, 80 litros de combustível, troféu e um kit; para o segundo lugar 50 litros de combustível troféu e kit; o terceiro colocado ganha 30 litros de combustível, troféu e kit; e o quarto e quinto colocado ganham um lavagem completa.

Alunos



Felipe faz veterinária

“A semana é muito importante porque ela traz vários palestrantes de peso na nossa área. E a área na qual eles atuam é bem interessante, com equinos e pequenos animais. E na parte de inspeção é outro destaque por conta da saúde pública”, disse o estudante Felipe de Lima Simeone, 22, aluno do último ano de Medicina Veterinária.


Segundo Simeone, a troca de experiências com outros profissionais é fundamental para que os alunos adquiram um conhecimento maior para o futuro. 

Para a estudante de Medicina Veterinária Luísa Guimarães Nogueira de Castro, 22, também no último ano, a semana tem como destaque a união de trabalhos com pequenos e grandes animais, o que proporciona uma visão global para o aluno.


Luísa, estudante de veterinária

“A Secam nos leva a conhecer experiências de outros profissionais renomados, seja na Agronomia ou Veterinária, e também no manejo com pequenos ou grandes animais. Temos a troca de informações, inclusive com outras áreas”, disse Luísa, destacando ainda a preocupação com a saúde pública, com temas como higiene e inspeção.


Últimas Notícias