Os detalhes da realização da Supercopa do Brasil foram anunciados oficialmente hoje (4), durante evento na sede da CBF, na Barra da Tijuca, na Zona Oeste do Rio de Janeiro. O torneio, criado no início de 1990, volta a acontecer este ano, mas desta vez, em jogo único. A decisão vai colocar frente a frente os atuais campeões do Brasileirão (Flamengo) e da Copa do Brasil (Athletico-PR), no dia 16 de fevereiro, um domingo, às 11h, no estádio Mané Garrincha, em Brasília.

O encontro na CBF contou com a presença dos técnicos Jorge Jesus, do Flamengo, e Dorival Júnior, do Athletico-PR, além do meia campista rubro-negro Diego, e do volante Wellington, do Furacão. Foram apresentados detalhes do regulamento e da organização da decisão. O diretor de competições da CBF, Manoel Flores, disse que a realização do torneio era um desejo antigo entidade. A competição foi criada em 1990, tendo como inspiração torneios europeus que reúnem os dois campeões nacionais, no início da temporada seguinte. Houve apenas duas decisões de Supercopa: em 1990 o Grêmio se sagrou campeão ao vencer o Vasco; e em 1991 o Corinthians faturou o título ao ganhar do Flamengo. 

Após o longo jejum, a Supercopa do Brasil volta repaginada. A decisão no Mané Garrincha terá a utilização do árbitro de vídeo (VAR), comandado em tempo real por uma cabine montada no Rio de Janeiro. E as novidades não param por aí. Haverá uma Fan Fest para atrair o público, com direito a show da dupla sertaneja Maiara e Maraísa. Também foram anunciados hoje os valores das premiações: o vencedor do torneio vai embolsar R$ 5 milhões, enquanto o vice ganhará R$ 2 milhões.


Ao todo 21 mil ingressos já foram vendidos antecipadamente, segundo Manoel Flores. O estádio Mané Garricha tem capacidade para aproximadamente 72 mil pessoas.

Edição: Cláudia Soares Rodrigues