source
pessoa usando máscara de proteção em fundo preto
Pixabay/Engin_Akyurt
Ministério da Saúde tem atrasado a divulgação de dados oficiais


Segundo levantamento não oficial realizado pelo Portal G1, o número de mortes de Covid-19 no Brasil é de 34.625. O número de infectados pelo novo coronavírus é de 630.708. Desde ontem, a rede de comunicação pretende divulgar seu próprio levantamento para driblar atrasos do Ministério da Saúde .

Leia também

O site faz sua própria apuração da atualização da Covid-19 em todo país. Os dados são coletados diretamente das Secretarias Estaduais de Saúde.

O levantamento de ontem realizado pela rede de comunicação foi divulgado pelo Jornal Nacional . Na apresentação, William Bonner criticou a postura da pasta devido ao atraso. "Com a saída de Mandetta [ex-ministro da Saúde], as entrevistas deixaram de ser diárias e a divulgação dos dados foi sendo retardada", disse.

"A partir de hoje, o Jornal Nacional vai apresentar os dados das secretarias estaduais de saúde, totalizados pelo G1. E também os números totalizados do Ministério da Saúde quando forem divulgados à tempo", continuou.

Atrasos de dados oficiais

Desde o último dia 3, o Ministério da Saúde tem atrasado a divulgação de seu boletim epidemiológico . Antes divulgado às 19h, a atualização de dados tem acontecido às 22h. No primeiro dia de atraso, a assessoria de comunicação falou em "problemas técnicos". No entanto, ontem, 5, tanto o atraso quanto o motivo dele não foram avisados.

Segundo o jornal Correio Braziliense, o atraso seria proposital e um pedido feito pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido). O objetivo seria justamente prejudicar a divulgação pelo Jornal Nacional. O jornal aponta que o pedido do atraso existe desde que Mandetta assumia a pasta, mas ministro nunca concordou.



Últimas Notícias