Bombeiros resgatam jovem em viaduto de Bauru - Reprodução JC Net

Uma equipe de resgate do Corpo de Bombeiros de Bauru impediu nesta terça-feira que um adolescente de 17 anos se jogasse de um viaduto sobre a rodovia Marechal Rondo em caso de suicídio que seria provocado pelo jogo virtual “baleia azul”, que chegou definitivamente à região.

O rapaz postou a frase “a culpa é da baleia" 15 horas antes de tentar o suicídio. O resgate envolveu trabalho de quase uma hora para impedir que ele pulasse.

O caso pode nem ser uma tentativa direta do suicídio. Um dos desafios seria ficar em pé em uma ponte em risco de acidente e morte. Mas as equipes que atenderam o caso acreditam que seria mesmo tentativa de morte em função das mensagens nas redes sociais.


O adolescente resgatado pelos bombeiros ontem pode ter cumprido uma das etapas do jogo, cujo desafio é: "suba em uma ponte e fique na borda por um tempo". Entretanto, o conteúdo de suas postagens no Facebook dava a entender que ele, de fato, cometeria o suicídio. 

Em resposta a um amigo que tentou motivar o jovem a resistir, o adolescente respondeu: "tarde demais não tem volta", segundo o Jornal da Cidade de Bauru. O rapaz teria publicado ainda o que parece ser uma mensagem de despedida.

Este é o segundo caso de adolescente envolvido com o jogo identificado naquela cidade. A região já tem casos investigados também em Jaú. No outro caso, um adolescente de 16 anos usou uma lâmina de apontador para fazer cortes no corpo e revelou disposição em se matar.

O jogo, que teria sido iniciado na Rússia em 2015, incentiva os jovens a uma série de desafios físicos e psicológicos em que o desfecho é o suicídio.

Os desafios são orientados por “curadores” e o jogo se desenvolve em grupos fechados nas redes sociais que não podem ser rastreados ou visitados sem autorização dos participantes. A maioria dos desafios é feita na madrugada.