Giro Marília -Alunos da Unimar conquistam 2º lugar em Congresso Internacional de Administração

Um Artigo Científico desenvolvido por acadêmicas do curso de Administração da Universidade de Marília (Unimar) conquistou a segunda colocação no Congresso Internacional Prêmio Professor Sérgio Ecorsim, realizado na cidade de Ponta Grossa, no Paraná. Ao todo, três trabalhos desenvolvidos no Grupo de Pesquisa de Gestão foram selecionados para participar do evento acadêmico.

De acordo com o coordenador do grupo de gestão, o docente Carlos Francisco Bitencourt Jorge, o Congresso é um dos mais importantes da América Latina. “Este é um dos mais renomados eventos que congrega alunos de mestrado e doutorado. Por isso estas aprovações são saborosas, primeiramente porque são frutos do desenvolvimento de trabalho de incentivo à pesquisa, e isto vêm ocorrendo a apenas 8 meses com alunos de graduação, e o segundo motivo, porque dos três trabalhos aprovados, um foi indicado como um dos melhores da área temática de Gestão da Informação. Independentemente de ser o melhor ou não, é motivo de muita alegria, afinal, é um evento em que a grande maioria dos participantes são doutores, doutorandos, mestres e mestrandos”, explica.

O artigo científico premiado foi produzido pelas acadêmicas Gabriela Pineda Escorcia, Larissa José da Silva e Aline Alves de Lima, com a orientação do professor Carlos, com o tema “O uso da Informação como insumo para o planejamento estratégico no agronegócio: uma análise na atividade leiteira”.

Segundo Gabriela, um das integrantes do grupo, o trabalho mostra a importância do planejamento na atividade leiteira. “Nossa pesquisa abrange o trabalho exploratório com a visão de determinados fatos, onde apresentamos o planejamento estratégico, o agronegócio e a atividade leiteira. Três aspectos importantes, já que o Brasil integra o ranking mundial, estando na 5ª colocação. Por isso, apresentamos a necessidade de ter a visão e planejamento estratégico para determinar as ações a longo prazo, através das informações e conhecimento de dados”, conta.

Ainda segundo a acadêmica, participar do Congresso foi uma experiência única. “Para a nossa carreira, o resultado é sensacional. Foi uma oportunidade maravilhosa”, ressalta.

Os trabalhos na área de gestão de pessoas, foram realizados por acadêmicos que fazem parte de um grupo de pesquisa, que possibilita durante a graduação o contato com a Iniciação Científica. Quatro trabalhos foram enviados ao Congresso e três deles foram aprovados para serem apresentados.

O professor Carlos ressalta ainda que participar de projetos é um enriquecimento ao acadêmico que gera benefícios à carreira. “ O aluno começa a lidar com situações que ele provavelmente só iria ter contato após a graduação, então isso faz com que ele se torne mais maduro e, com isso, enriquecendo o futuro profissional”, ressalta.

Os outros dois trabalhos apresentados no Congresso foram muito elogiados. Participaram os acadêmicos Leonardo Melo, Gabriela Balarin, Daisy Souza Martins e Beatriz Maranho.

Para Leonardo, a participação o torna mais próximo do sonho profissional. “Ser aprovado para o Congresso e apresentar o trabalho tem uma importância não só para a vida acadêmica, mas sim profissional. Consigo desta forma conquistar uma vaga em multinacionais ou em programa de mestrado”, diz.

A Gabriela conta que participar a deixou mais confiante a seguir a carreira acadêmica. “Foi uma experiência incrível. Para o nosso período de graduação agrega muito valor, principalmente para quem pretende seguir a carreira acadêmica como eu, uma experiência maravilhosa que vai abrir muitas portas no meu futuro”, comemora.

O curso de Administração da Universidade de Marília é e nota 4 na avaliação do Enade e IDD, comprovando ser o melhor curso da cidade e região e está entre os mais bem conceituados no Estado de São Paulo, sendo o 23º melhor curso privado. Para conhecer mais sobre o curso acesse www.unimar.br ou informações através do número (14) 2105-4000.


Últimas Notícias