Giro Marília -Alunos e docentes da Famema estudam lesões de Jesus em Sudário

Revista Cubana de Ortopedia e Traumatologia publicou um artigo assinado por dois estudantes e dois docentes da Famema (Faculdade de Medicina da Marília) com uma avaliação inédita sobre as lesões de Jesus Cristo a partir de análise do Sudário de Turim

O trabalho envolveu os estudantes Fabrício Luz Cardoso e Enrico de Losso Seneme, acadêmicos da 5ª série do curso de Medicina da Famema (Faculdade de Medicina de Marília) e os docentes José Antônio Galbiatti (Disciplina de Anatomia Humana) e Marcos Vinícius Muriano da Silva (Assistente da Ortopedia e Traumatologia).

A pesquisa contou ainda com a colaboração do professor Sílvio Eduardo Cardoso, docente da Faculdade João Paulo II (FAJOPA) e da acadêmica de Medicina Marília Gabriela Palacio Galbiatti, da Universidade de Marília (UNIMAR).

O artigo “As lesões traumato-ortopédicas de Jesus Cristo segundo o Sudário de Turim” foi divulgado na publicação, periódico semestral indexado nas bases de dados Scielo, LILACS, Cubaciencias, Latindex, Periódicas e Ulrich's.

A temática foi idealizada pelo estudante Fabrício Cardoso, há pouco mais de um ano, em virtude de análise de filmes sobre a paixão de Cristo e da leitura de um livro publicado na década de 50, pelo cirurgião francês Pierre Barbet, intitulado: “A paixão de Cristo segundo o cirurgião”. 

No livro o médico descreve os resultados de seus experimentos realizados em cadáveres frescos para discutir a crucificação, lesões e causa mortis de Jesus Cristo, fazendo paralelo com os relatos bíblicos e impressões do Sudário de Turim (corte de linho no qual jesus teria sido envolvido após crucificação e morte). O tecido tem marcas de um corpo com lesões que teriam sido marcadas pelo sangue de Jesus, segundo a tradição cristã.

Buscando na literatura, o estudante encontrou outros dois livros e artigos de estudos sobre o tema, entretanto não havia nenhum que reunisse todos os achados em organização céfalo-caudal e tampouco específico das lesões traumáticas e ortopédicas. Dessa forma, procurou auxílio dos outros co-autores para desenvolver a pesquisa.

Os autores realizaram ainda experimentos com raios-X para discutir o provável local de inserção nos cravos das mãos de Jesus Cristo, ponto bastante questionado na literatura.

Trata-se da primeira revisão de literatura em nível mundial sobre o assunto, por esta razão, o trabalho traz sua importante contribuição para a literatura científica nas áreas de ortopedia e traumatologia, medicina legal e história antiga.

A Revista Cubana de Ortopedia e Traumatologia tem a missão de publicar pesquisas científicas na especialidade de Ortopedia e Traumatologia de autores nacionais e estrangeiros. É uma publicação conjunta editada pela Sociedade Cubana de Ortopedia e Traumatologia, a Organização Ibero americana de Seguridade Social, a Escola Ibero-americana de Ortopedia e Traumatologia e o Hospital Ortopédico Frank País.

O artigo científico pode ser consultado na íntegra em sua versão em espanhol disponibilizada em HTML e PDF. 

Interessados em acessar a leitura da versão em português podem solicitar diretamente aos autores pelo email fabricioramalhense@gmail.com


Últimas Notícias