Giro Marília -Atrasados para 2ª dose criticam exclusão em vacinação de Marília; faltam vacinas

Vacinação de 2ª dose exclui atrasados em Marília

A divulgação de ações direci0onadas para aplicação de segundas doses da vacina contra Covid em Marília tem provocado várias mensagens de pacientes com doses atrasadas da AstraZeneca que não conseguem cadastro para os mutirões.

Sem doses para as etapas nos prazos planejados – além de situações como falta do público – a organização do calendário mantém cronograma e os atrasados devem esperar.

A cidade faz neste sábado uma nova ação direcionada aos vacinados no dia 3 de julho. Mas pessoas que receberam a primeira dose antes e perderam ou ficaram sem a segunda não podem fazer o cadastro.

O sistema rejeita as informações de CPF. O Giro Marília apurou que a Saúde aguarda chegada de doses para organizar ações específicas de rescaldo para esse público.

Mas a programação causa queixas. “Muitas pessoas tomaram no posto em junho e agora não tem pra segunda dose e o sistema não permite fazer agendamento. A vacinação deveria ser feita do mais atrasado para o menos atrasado”, disse uma moradora em resposta a uma publicação da prefeitura.

“Tomei minha 1°dose dia 25/06 ... deveria ter tomado a 2° dia 17/09, ai vacina os que estão vencendo, e quem não vacinou pq não tinha vacina fica sem? é isso mesmo?”, diz outra moradora.

“Aparece a seguinte mensagem ( por algum motivo, não localizamos o seu CPF na ação da 1° dose, mas não se preocupe, direcione-se ao local de vacinação com sua carteirinha constando a 1° dose no dia 07/07/2021), isso aparece tanto no meu CPF como da minha mãe independente do dia de tentativa de inscrição.”

A decisão envolve questões de logística, quantidade de doses e controle da programação. A explicação é que sem a quantidade adequada de doses, a distribuição para as unidades de saúde poderia criar novos grupos de atrasados e complicações no calendário.

Segundo o apurado pelo Giro Marília, as doses disponíveis não seriam suficientes para os atrasados, para os novos públicos e todo cronograma estaria comprometido.


Últimas Notícias