Giro Marília -Carreata neste sábado vai incentivar doação de órgãos em Marília

Uma carreata organizada pela Comissão Intra-Hospitalar de Transplantes da Santa Casa de Marília vai conscientizar a população sobre a importância da doação de órgãos neste sábado.

A saída será feita na avenida Cascata, em frente ao Complexo Ambulatorial “Bento de Abreu Sampaio Vidal”. A carreata segue pelas ruas 9 de Julho, São Luiz, XV de Novembro, Coronel José Braz, Álvares Cabral, avenida Tiradentes e rua das Roseiras, com o itinerário sendo finalizado em frente à Emdurb, na avenida das Esmeraldas.

A Santa Casa de Marília é o 5º maior centro de transplantes renais do interior paulista. O primeiro transplante no hospital mariliense foi realizado no início da década de 1980. 

“Convidamos a todos para participarem desta mobilização em prol da doação de órgãos. Informe a sua família que você é doador de órgãos. Esta iniciativa pode ser preponderante para salvar vidas”, enfatizou a coordenadora da Ciht da Santa Casa de Marília, Marisa Regina Stradioto.

No Dia Nacional de Doação de Órgãos de Tecidos, dia 27 de setembro (segunda-feira), às 19h, acontece live com os coordenadores do Setembro Verde e transmissão simultânea pelo Facebook, Instagram e Youtube da Santa Casa de Marília.

Para demonstrarem a adesão à campanha, os prédios da Santa Casa de Marília e do Complexo Ambulatorial receberam a iluminação da cor da campanha: verde. O mesmo aconteceu com prédios de outras instituições apoiadoras do Setembro Verde. 

Hoje com 65 anos de idade, a primeira receptora de rim na Santa Casa de Marília, Teresinha Viscardi Gonzalez Rodrigues, moradora em Pacaembu, disse que cirurgia mudou sua vida.

“Recebi o rim do meu irmão Adão Aparecido Viscardi. Já se vão 39 anos. Me lembro que cheguei a pesar 38 kg, fazia hemodiálise - com deslocamento de Pacaembu a Marília através de ônibus e trem, três vezes por semana - e quando recebi o rim minha vida mudou. Passei a me alimentar melhor e ter uma ótima qualidade de vida”.

O hospital contabiliza 692 transplantes, o último deles em 2020, por conta do período de enfrentamento à pandemia de Covid-19.


Últimas Notícias