Giro Marília -Evento da Unesp Marília vira livro sobre Política Externa e Combate à Fome

Um evento realizado pela Unesp de Marília em 2023 acaba de virar livro com coletânea de artigos sobre Polícia externa e combate à fome no Brasil.

A discussão trata principalmente da possibilidade de compatibilizar a atuação do país como potência agrícola na lógica do agronegócios com novos impulsos para formação de uma tela social de apoio à combate à fome e incentivo à agricultura familiar.

O evento em agoste teve participação dos pesquisadores que assinam os textos mas e trouxe para a cidade o conselheiro do Ministério das Relações Exteriores, Renato Godinho, atual Assessor Especial de Assuntos Internacionais do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS).


 Além disso, contou também com a participação do ex-diretor Geral da FAO – ONU e ex-ministro extraordinário de Segurança Alimentar e Combate à Fome, no governo de Luiz Inácio Lula da Silva José Graziano da Silva,

Atual diretor presidente do Instituto Fome Zero, Graziano faz o prefácio e a apresentação da publicação. 

“O tema está na ordem do dia global, visto que a ONU acabou de publicar um relatório indicando a situação lastimável no mundo e, especificamente no Brasil no quesito ao combate à fome”, diz o professor e pesquisador Marcelo Fernandes, da Unesp Marília, um dos organizadores do livro ao lado de Thiago Lima.

O documento da ONU mostra que 735 milhões de pessoas passaram fome no ano passado, o que representa 122 milhões a mais em comparação com 2019; quase metade da população mundial não consegue financiar dietas saudáveis. 

Foram levantadas as seguintes questões: estaria o Brasil numa situação privilegiada para amenizar o problema da fome do mundo? Como o país poderia auxiliar na solução deste problema via política externa? 

Os autores do livro buscaram refletir sobre cada uma dessas questões em sete capítulos e um prefácio-apresentação. 

Os capítulos são escritos por pesquisadores de universidades no Brasil e no exterior, como Universidade de Cambridge; Universidade de Oxford; University of Queensland (Australia); o CIRAD/Art-Dev], Montpellier, na França; Universidade Federal de Santa Catarina; Universidade Federal da Bahia; Universidade Federal da Paraíba; Universidade Estadual da Paraíba e a UNESP. 

“O tema da obra é novo, pouco discutido na área de Relações Internacionais no Brasil. Dessa maneira, a obra tem potencial de ser referência em língua portuguesa na temática de política externa e combate à fome.”

O Livro, produzido em, formato de e-book, está disponível para acesso e download gratuito pela internet – clique aqui -.