A Famema (Faculdade de Medicina de Marília) completa nesta quarta-feira, dia 19 de janeiro, 56 anos. Criada em 1966, a Instituição iniciou suas atividades em janeiro de 1967 com o curso de Medicina. Somente no dia 22 de dezembro de 1966, por meio de Lei Municipal, que foi constituída sua entidade mantenedora, a Fundação Municipal de Ensino Superior de Marília - Fumes. O curso de Enfermagem foi criado em março de 1981. Desde a sua criação, formou 3.827 médicos e 1.200 enfermeiros.

Em 1994, a faculdade passou a ser uma Autarquia de Ensino em Regime Especial do Governo do Estado de São Paulo, ligada diretamente à Secretaria de  Desenvolvimento Econômico. Desde 1997, a Famema utiliza metodologias ativas de aprendizagem, pioneiras no País, que substituíram o método convencional em salas de aulas e inseriram os estudantes de Medicina e de Enfermagem, desde o primeiro ano, em unidades de saúde para o aprendizado na prática.

Na última edição do Enade (Exame Nacional do Desempenho dos Estudantes), divulgada em outubro de 2020, os cursos de Medicina e Enfermagem obtiveram nota 5. A nota máxima obtida pelos estudantes coloca a Famema entre as mais qualificadas instituições de ensino, sendo a décima sexta no País e a quarta no Estado de São Paulo.


Além dos cursos de graduação de Medicina e de Enfermagem, na pós-graduação, a Famema oferece os programas de Mestrado Acadêmico “Saúde e Envelhecimento”, com conceito 4 na primeira avaliação da CAPES, e o Mestrado Profissional “Ensino em Saúde”, de Residência Médica em 29 especialidades e de Residência Multiprofissional em cinco áreas de atuação.

Em 2015, o Governo do Estado de São Paulo criou a Autarquia HCFAMEMA - Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Marília - entidade vinculada à Secretaria de Estado da Saúde para fins administrativos e que atua em conjunto e de forma coordenada com a Faculdade de Medicina de Marília. O HCFAMEMA possibilita aos hospitais e ambulatórios servirem de campo para o ensino e o treinamento de estudantes em cursos de graduação e pós-graduação.

“A Famema foi criada na década de 60 e integra a história de Marília na formação de profissionais na área da saúde com excelência e qualidade nos cursos de graduação e pós-graduação. Os egressos da Famema são destaques no Brasil e no exterior – um grande orgulho para a nossa Instituição”, enfatizou o Diretor Geral da Famema, Valdeir Fagundes de Queiroz.