Giro Marília -Inclusão - Experiência do Espaço Potencial em Marília vai a Congresso nos EUA

A experiência com adoção de protocolos do método ABA (sigla em inglês para Análise de Comportamento Ampliada) no Espaço Potencial em Marília será um dos projetos apresentados em um Congresso na cidade de Washington, nos Estados Unidos, em maio.

O método foi adotado na cidade a partir de 2018 com medidas que buscam das mais qualidade de vida a famílias e crianças com espectro autista.

aléria Parejo e Celisabel Caldevilla, especialistas que orientam atividades no Espaço Potencial, durante apresentação do método ABA em encontro internacional em Marília em 2018

A aplicação em Marília será apresentada pela especialista Valeria Parejo, que orientou as atividades na cidade a partir de sua atuação na instituição Changing Behavior LLC.

O modelo promove a independência e autonomia, modificação de comportamento inadequado ou ensino de comportamento substitutivo. 
Oferece serviços integrados e individualizados a famílias e profissionais de forma presencial ou à distância.

“A equipe da Instituição passou a receber serviços de supervisão e capacitação profissional com profissionais com  certificações RBT, BCaBA, ou BCBA, desde do ano de 2017”, diz a direção do Espaço Potencial.

O trabalho envolve todos os profissionais envolvidos no processo terapêutico: educadores sociais, educadores físicos, estagiários de pedagogia e psicologia, terapeuta ocupacional, pedagogos, fonoaudiólogos, psicólogos e assistentes sociais.

A apresentação no Congresso vai  compartilhar a experiência  da Changing Behavior em Marília e como criar capacidade no Brasil treinando equipes multidisciplinares em ABA.

O Espaço Potencial atende diariamente 90 pessoas com idades entre três e 30 anos com Transtorno do Espectro do Autismo no contra turno do ensino regular.

Oferece as intervenções baseadas em análise do comportamento aplicada ABA, apoio, orientação e empoderamento familiar, assessoria escolar, serviço de avaliação externa e interna.

Está em fase final de implantação de sede própria em área da zona norte da cidade, com entrega prevista para março de 2020, um investimento com apoio de empresários da cidade e da Prefeitura Municipal.


Últimas Notícias