InnovaSpace Coworking, espaço único de startups do UNIVEM no interior de São Paulo

Mais que formação com excelência, o UNIVEM proporciona a seus alunos um modelo educacional que os prepara para atuarem como futuros agentes de transformação da sociedade por meio de práticas da Educação 4.0, baseadas na tecnologia, inovação e empreendedorismo.

Para isso, o UNIVEM é a única instituição de ensino superior do Estado a manter um ambiente de inovação para criação e desenvolvimento empreendedor para modelos de negócios inovadores, como as startups, o InnovaSpace Coworking. Neste ambiente, localizado no Centro de Inovação Tecnológica de Marília – CITec-Marília, dentro do campus do UNIVEM, o aluno tem acesso a uma estrutura tecnológica, serviços de mentoria e networking com aceleradoras e investidores para criar startups e empresas inovadoras de base tecnológica.

Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do UNIVEM, Prof. Dr. Elvis Fusco em apresentação integrada no InnovaSpace Coworking

Segundo o Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do UNIVEM, Prof. Dr. Elvis Fusco, a instituição tem uma visão de futuro voltada para a formação de profissionais digitais que transformarão a realidade das empresas e da sociedade. “Temos uma leitura que todas as profissões passarão por um processo de transformação, influenciado pelas novas tecnologias que aceleram as mudanças nos negócios e no mundo do trabalho. Nesse sentido, temos a Transformação Digital e a Inovação Tecnológica como premissas de formação e oferecemos aos alunos ambientes práticos de desenvolvimento de inovações e startups, em que eles podem vivenciar o uso de tecnologias nas áreas dos cursos que eles atuam”, explica o Pró-reitor.

“Nesse processo, o InnovaSpace Coworking atua como um laboratório prático de empreendedorismo. Alunos das áreas do Direito, TI, Gestão, Engenharia, Saúde e Economia Criativa, estão diariamente criando inovações que com apoio e investimento de parceiros ,se transformam em startups que resolvem problemas de grandes empresas nacionais e multinacionais. Atualmente Nestlé, Marilan, Foxconn, Tilibra, Boa Vista, entre outras, começam a utilizar serviços e inovações desenvolvidas no InnovaSpace Coworking do UNIVEM”, ressalta Elvis Fusco.

Em pouco tempo, muitas dessas startups já estão colhendo resultados positivos, vencedores nas edições do Marília Startup Pitch Day, ACIM Conect Startup e com reconhecimento e expansão no mercado digital. Vale destacar a PedFarma, aplicativo de compra e venda de medicamentos; a Sev Solution, tecnologia de chatbot para vendas delivery; o Project Lar, aplicativo de simulação de ambientes por meio de realidade virtual, entre outros.

Espaço coworking do UNIVEM: ambiente de inovação e empreendedorismo na formação do profissional digital

“Ter as mentorias do InnovaSpace Coworking e todo o espaço de inovação oferecido pelo UNIVEM fez toda a diferença para o êxito do nosso projeto”, afirmou Rudy Tedeschi, ex-aluno do UNIVEM e um dos fundadores da PedFarma, projeto fruto desse modelo de formação acadêmica do UNIVEM, em que a união de tecnologia, inovação e empreendedorismo formam profissionais que além de alta empregabilidade, geram oportunidades profissionais para outros alunos.

Instalado em área de 300 metros quadrados, o ambiente moderno e inovador foi instalado no prédio do Centro de Inovação Tecnológica de Marília, gerido pelo UNIVEM  e maior centro de inovação credenciado pelo Governo do Estado de São Paulo.

O Reitor do UNIVEM, Dr. Luiz Carlos de Macedo Soares, aponta que o InnovaSpace Coworking reforça, ainda mais,  a marca UNIVEM 4.0, que coloca a instituição como protagonista do processo de Transformação Digital dos alunos, das empresas, da sociedade e da cidade de Marília. “Nesses últimos 10 anos, mudamos a identidade da cidade de Marília, tornando-a um polo nacional em inovação e tecnologia. Criamos os mais bem sucedidos ambientes de inovação, empreendedorismo e tecnologia do estado e transformamos a formação acadêmica para um modelo de Educação 4.0 , trazendo a realidade do mercado de trabalho para dentro da sala de aula.”, destaca o reitor do UNIVEM.

A Pró-reitora Acadêmica do UNIVEM, Profa. Dra. Raquel Ferraroni Sanches, lembra que para 2020 o UNIVEM traz esse modelo de educação e formação para outras áreas com a criação de novos cursos. “Com o objetivo de atender uma demanda de profissionais digitais nas áreas de alimentos, da saúde e da economia criativa, estamos lançando para o Vestibular 2020, os cursos de Engenharia de Alimentos, Engenharia de Biotecnologia, Engenharia da Computação, Ciência de Dados, Nutrição, Publicidade e Propaganda, Design de Mídias Digitais e Produção Industrial. Todas as áreas e profissões estão sendo impactadas e aperfeiçoadas pelas tecnologias e o UNIVEM como principal agente de Transformação Digital da sociedade mariliense, leva para essas outras áreas toda expertise de formação já consolidada nos outros cursos”, explica a pró-reitora.

VESTIBULAR  AGENDADO

Para ampliar o acesso ao UNIVEM em 2020, o Centro Universitário continua com inscrições abertas para o Vestibular Agendado 2020, com opções de datas e horários disponíveis no site www.univem.edu/vestibular. Mais informações pelo telefone (14) 2105-0878.



Últimas Notícias