Giro Marília -Jonathan Tsen, de Marília, ganha vaga de mestrado no ITA após cursos nos EUA

Jonathan Martinez Tsen, 22 anos, morador de Marília e profissional de inteligência artificial formado pela Fatec de Pompeia, mal terminou programas especiais de qualificação nos Estados Unidos e já inicia um novo voo ousado: curso de mestrado no ITA (Instituto de Tecnologia DA Aeronáutica), uma das mais conceituadas instituições do país.

“Vou inicia um mestrado em Inteligência Artificial. Estou muito animado”, conta Jonathan. Ele teve propostas de pesquisa classificadas em duas áreas de atuação: Pesquisa Operacional e Engenheartia Eletrônica e Computação.

É até o momento a cereja do bolo em uma fase de grandes projetos de qualificação. Jonathan participou em 2021 de um programa de intercâmbio (Summer Job) no laboratório “Chameleon Cloud” da Universidade de Chicago.

Foi aprovado para uma das três vagas de bolsa oferecida pelo programa. Concorreu com 120 candidatos de todo o mundo.

Chegou ao intercâmbio depois de ter atuado em sistema remoto na Universidade Internacional da Florida (FIU) durante nove meses.

A partir deste projeto foi selecionado pelos professores Gregory Reis e Leonardo Bobadilla para representar a FIU e conseguiu a classificação.

“Para esta vaga eu dedicava 14 horas de estudos diários e estudei por um ano e meio consecutivos”, declarou.

Ele conta que essa oportunidade possibilitou que um artigo dele fosse aprovado para a publicação na Conferência Internacional SC21.

Jonathan Tsen também foi responsável por desenvolver um algoritmo de I.A. (Inteligência Artificial) para monitorar a atividade marinha em tempo real dos manguezais.

Paralelamente ao programa de intercâmbio nos EUA, iniciou o mestrado no Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA), na área de Inteligência Artificial.

E elogiou o suporte da Fatec Pompeia. “A Fatec Pompéia Shunji Nishimura me proporcionou toda a mentoria, apoio e ensino. Capacitou e deu acesso a todo um ecossistema de inovação que demanda muito trabalho nas empresas, o que proporciona uma grande diversidade de oportunidades de negócios e mercados.”