Giro Marília -Junta Militar convoca reservistas para exercício de apresentação em Marília

A Junta do Serviço Militar em Marília convoca reservistas dos últimos cinco anos para a realização do EXAR (Exercício de Apresentação da Reserva) 2021, que será feita de forma presencial e online.

A apresentação presencial pode ser feita de 9 a 16 de dezembro, de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h30 e pela Internet – de 1º de dezembro de 2021 a 31 de janeiro de 2022, acessando os sites específicos da Força que o Reservista serviu. No caso do Exército, a opção pela internet é: www.exarnet.eb.mil.br . Caso o reservista se apresente depois do período normal será cobrada uma multa.

Em Marília deverão fazer o EXAR 2021 todos que serviram o Tiro de Guerra nos últimos cinco anos; os policiais militares que saíram da corporação e também ficam vinculados ao serviço militar por cinco anos; entre outros.

A JSM de Marília funciona de segunda a sexta-feira, das 9h às 14h30, sendo que mais informações podem ser obtidas pelo telefone (14) 3433-1363.  A Junta fica na rua 15 de Novembro, 650, em frente ao Mercadão Municipal, no centro de Marília.

EXAR

O Exercício de Apresentação da Reserva (EXAR) é realizado anualmente, no período de 1º de dezembro a 31 de janeiro do ano seguinte por meio do EXARNET ou de forma PRESENCIAL no período de 9 a 16 de dezembro, exceto sábados e domingos.

A atividade, deve ser realizada pelo reservista por 5 (cinco) anos consecutivos, após o licenciamento. A apresentação é obrigatória e, exclusivamente, para fins de atualização de dados.

Constitui prova de estar o reservista em dia com as suas obrigações militares a Certidão de Situação Militar (Oficiais R/2) ou o Certificado de Reservista (Praças), com o carimbo e as apresentações anuais devidamente anotadas. O reservista terá a sua falta no trabalho abonada pelo empregador, mediante apresentação do referido documento.

O reservista que não se apresentar estará em débito com o Serviço Militar e sujeito às penalidades previstas em lei.

QUEM DEVE SE APRESENTAR NO EXAR

Os pertencentes à Reserva da Força Terrestre, que tenham se afastado do serviço ativo no período de 1º de dezembro do ano anterior a 30 de novembro (inclusive):

- Oficiais e Praças de carreira transferidos para a reserva remunerada;

- Oficiais demitidos do serviço ativo, sem perda do posto e/ou patente;

- Oficiais e Praças temporários licenciados no período acima estabelecido;

- Aspirantes a Oficial R/2 e Oficiais R/2 concludentes de cursos realizados em Órgãos de Formação da Reserva (CPOR/NPOR);

- Portadores de Certificados de Dispensa de Incorporação (CDI) classificados em "Situação Especial "; e

- Reservistas de 1º e 2° Categorias licenciados no período acima estabelecido.

A atualização dos dados cadastrais deverá ser feita pela internet nos 4 (quatro) primeiros anos. No 5º ano, após ter servido, deverá comparecer à última organização militar em que serviu ou apresentar-se em qualquer quartel ou Junta de Serviço Militar mais próxima de sua nova residência.