A Justiça Eleitoral de Marília fez na manhã desta sexta-feira a atualização dos dados sobre a eleição de 2020 com o resultado final dos julgamentos de registro de 19 candidaturas a vereador e prefeito da cidade incluindo o cancelamento do registro do ex-prefeito Abelardo Camarinha.

A medida provoca a anulação dos 35.006 votos atribuídos ao candidato que chegou à eleição com registro em julgamento e impossibilitado de votar por uma condenação em ação de improbidade que transitou em julgado no STF (Supremo Tribunal Federal).

A decisão de impugnação recebeu registro final da justiça nos últimos dias da campanha eleitoral. Sem prazo para mudança nos registros da urna eletrônica, Camarinha chegou à eleição com nome e foto disponíveis.

Como ele foi derrotado – o prefeito Daniel Alonso foi reeleito com 55.060 votos – o processamento não implica em qualquer mudança de resultados. É apenas a confirmação de que Camarinha estava inelegível.

A anulação aumenta a porcentagem total de votos de Daniel entre os válidos. O prefeito passa a ter oficialmente 74,35% dos 74.056 votos válidos ao final

Além dele a atualização envolveu outros casos em discussão que geraram até expectativa sobre composição final na Câmara de vereadores, mas a composição do Legislativo não muda. 



Últimas Notícias