A Prefeitura de Marília anunciou a entrega de 100% dos documentos exigidos para análise do programa Município verde Azul e aposta em medidas como obras do esgoto, coleta de lixo e bosques para avançar no ranking.

O programa, mantido pelo governo do Estado, encerrou o ciclo de informações nesta semana e prepara avaliação das cidades. No ranking de 2020 Marília apareceu na 105ª posição, a melhor desde o início dos levantamentos na cidade em 2011.

O programa busca medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.


“Construímos as estações de tratamento de esgoto, iniciamos a coleta seletiva, e vamos expandir em toda cidade, através de ecopontos e de porta em porta, identificamos e estamos cuidando das nossas nascentes”, disse o prefeito Daniel Alonso.

A prefeitura aponta ainda a implantação de bosques temáticos, como o “Bosque dos Ipês Amarelos” e o “Bosque das Frutas”.

As ações são desenvolvidas para atender dez diretivas norteadoras da agenda ambiental: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

O Programa é coordenado pelo Chefe do Meio Ambiente, Cassiano Rodrigues Leite, e tem como interlocutores Leandro Silva Rodrigues e Simone Brichi Parolim Macanham.