Marília

Olimpíada de Matemática terá 200 detentos de Marília; veja mais cidades

Olimpíada de Matemática terá 200 detentos de Marília; veja mais cidades

O sistema penteinciário em Marília registrou 200 detentos inscritos para participar da 17ª Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas. São 45 reeducandos do Centro de Ressocialização e 155 da penitenciária.

A olimpíada é a maior competição científica do país. Em Bauru e região, 1.613 presos de 18 unidades foram inscritos no exame A participação é incentivada em programa de preparação para reinserção dos detentos à sociedade. Detentos que não possuem formação escolar podem, inclusive, concluir os estudos enquanto cumprem pena.

Isso é possível graças às escolas vinculadoras instaladas dentro dos presídios, que oferecem formação dos ensinos Fundamental e Médio. Os reclusos também participam de cursos de línguas, profissionalizantes e do Ensino Superior.

A Olimpíada é dividida em duas fases. A primeira etapa, em que os participantes fazem uma prova objetiva de 20 questões, ocorrerá em 7 de junho. A lista de aprovados será divulgada em 2 de agosto. Composta por uma prova discursiva e seis perguntas, a segunda fase da Obmep está agendada para o dia 8 de outubro.

As avaliações são preparadas de acordo com o grau de escolaridade do aluno: Nível 1 (6º e 7º anos), Nível 2 (8º e 9º anos) e Nível 3 (Ensino Médio).

Os estudantes que se destacarem no torneio são premiados com medalhas de ouro, prata e bronze, conforme a classificação. Há, ainda, menções honrosas que são concedidas a milhares de participantes da disputa nacional.

Na edição de 2017, um presidiário colombiano, que cumpria pena na Penitenciária “Cabo PM Marcelo Pires da Silva” de Itaí, faturou a medalha de ouro. Ele foi o primeiro preso na história do torneio a levar o prêmio máximo.

Em 2018, dois detentos conseguiram prata e bronze. Já em 2019, outro preso da Penitenciária de Itaí, de origem francesa, foi condecorado com a insígnia de bronze. Veja abaixo o número de inscritos em presídios da região.

Unidade Prisional  Total de inscritos
CDP de Álvaro de Carvalho 53
CPP I “Dr. Alberto Brocchieri” de Bauru 205
CPP II “Dr. Eduardo de Oliveira Vianna” de Bauru 153
CR “Dr. João Eduardo Franco Perlati” de Jaú 80
CR “Dr. Manoel Carlos Muniz” de Lins 78
CR de Marília 45
CR de Ourinhos 52
Penit. “Valentim Alves da Silva” Álvaro de Carvalho 15
Penit. “Valdic Junio Alves Primo” de Avanhandava 30
Penit. I “Rodrigo dos Santos Freitas” de Balbinos 35
Penit. II “Gilmar Monteiro de Souza” de Balbinos 70
Penit. “Osiris Souza e Silva” de Getulina 45
Penitenciária de Marília 155
Penit. Feminina “Sandra Ap. Lario Viana” de Pirajuí  170
Penit. I “Dr. Walter Faria Pereira de Queiróz” de Pirajuí 27
Penit. II “Luiz Gonzaga Vieira” de Pirajuí 120
P. I “Ten. PM José Alfredo Cintra Borin” Reginópolis 140
P. II “Sgto. PM Antonio Luiz de Sousa”  Reginópolis 140
TOTAL 1.613