Giro Marília -Prefeitura de Marília divulga plano e calendário para volta às aulas

As escolas de Marília - públicas ou privadas -devem retomar a partir de 1º de Março as atividades presenciais nas unidades de acordo com orientações e protocolos previstos no Art. 3º do Decreto Estadual 65.384/2020, mas as famílias terão o direito de optar pelo ensino presencial ou remoto.

A informação está em um planejamento de retomada divulgado na manhã desta quarta-feira pela prefeitura. O ensino presencial deverá ser oferecido com medidas como o distanciamento de 1,5m entre as carteiras; obrigatoriedade da higienização das mãos com álcool em gel; obrigatoriedade do uso de máscaras de proteção facial.

A prefeitura prevê ainda aferição da temperatura; horário reduzido de aula; rodízio de alunos respeitando os 35% de capacidade física da escola; organização para evitar aglomeração na entrada e saída de alunos; entre outras.

"As etapas de retorno às aulas supracitadas em nota abrangem os estabelecimentos da Rede Pública Estadual de Ensino, Instituições Privadas de Ensino, filantrópicas que possuam licença de funcionamento para atividade de ensino seriado regular e as unidades escolares do Sistema Municipal de Ensino", diz o comunicado.

As instituições de Ensino Superior poderão retomar suas atividades Presenciais de acordo com o determinado do Artigo 4º do Decreto Estadual 65.384/2020. Prevê volta de aulas presenciais apenas nas cidades classificadas nas fases amarela - com presença limitada a até 35% do número de alunos matriculados - e verde - com a presença limitada a até 70% do número de alunos matriculados - do Plano São Paulo. Marília está hoje na fase vermelha, que veda aulas, mas projeta progressão.
.
Ainda de acordo com o decreto estadual, as aulas e atividades presenciais dos cursos de medicina, farmácia, enfermagem, fisioterapia, odontologia, fonoaudiologia, terapia ocupacional, nutrição, psicologia, obstetrícia, gerontologia e biomedicina poderão ser retomadas em qualquer fase do Plano São Paulo, admitida a presença de até 100% do número de alunos matriculados.

O comunicado diz tambpém que as medidas ainda serão formalizadas em decreto municipal a ser publicado sem data definida.

A rede municipal de ensino em Marília vai retomar a partir de fevereiro as atividades presenciais dos profissionais da educação nas unidades com a previsão de aulas e ações remotas para alunos. Nesse mês, a equipe gestora e docentes se dedicarão a organizar o ano letivo com as seguintes etapas preparatórias:

- Acolhimento às famílias dos alunos;

- Inserção das Aulas na Plataforma EAD;

- Reuniões Agendadas para explanar sobre a organização do ano letivo de 2021 e acolhimento dos membros da comunidade escolar;

- Orientações quanto à utilização da Plataforma EAD;

- Entrega dos kits escolares;

- Entrega de Material Didático;

- Avaliação diagnóstica de alunos, remota e/ou presencial (agendada).


Últimas Notícias