A Secretaria Municipal da Saúde em Marília vai alterar sistema de testagem para casos suspeitos de Covid e dar prioridade aos chamados grupos de risco.

A medida foi tomada em virtude do aumento da demanda respiratória em todo país  acompanhado pela diminuição da oferta de teste para diagnóstico de Covid-19.

“O município de Marília, como outros municípios, adotará a partir de hoje (dia 19) critérios para testagem, priorizando grupos de risco”, diz o comunicado.


Nestes grupos estão gestantes; puérperas; crianças; de 0 a 11 anos, 11 meses e 29 dias); profissionais de saúde e pacientes com sinais clínicos de agravamento.

Os demais usuários serão avaliados e agendados em data oportuna mediante disponibilidade de testes.

Paciente que apresentar febre alta acima de 39 graus, desconforto respiratório, dor no peito ao respirar ou prostração (fraqueza, moleza, sem força), deve procurar por atendimento na UPA Norte ou PA Sul.

“A Secretaria Municipal de Saúde informa que as equipes têm sofrido com afastamentos de profissionais por atestado médico e, mesmo assim, mantém o empenho para prestar assistência de qualidade. Solicitamos a compreensão e respeito a nossas equipes para que não sejam hostilizadas e agredidas, pois desde o início da pandemia esses profissionais se dedicam ao máximo em prol da população.”

O comunicado reforça medidas de prevenção como, vacinação, uso constante de máscara, distanciamento social, evitar aglomerações, realizar higienização frequente das mãos com água e sabão ou álcool em gel, não tocar olhos, boca e nariz (mucosas) com as mãos.