Giro Marília -Univem lança curso de Engenharia de Alimentos com apoio da Indústria da Região

Referência com conceito de educação focado na inovação, no empreendedorismo e na Transformação Digital, o Centro Universitário Eurípides de Marília – UNIVEM, por seu olhar sempre atento às demandas do mercado, lança, a partir de 2020, o curso de Engenharia de Alimentos com o apoio da indústria do ramo da região. As inscrições para o Vestibular UNIVEM 2020 estão abertas. As provas acontecem no dia 27 de outubro.

ENGENHARIA DE ALIMENTOS

Diante da perspectiva das grandes transformações digitais, da indústria 4.0 e da cidade de Marília ser um polo de empresas de alimentos, o UNIVEM implantará em 2020, o curso de Engenharia de Alimentos, com enfoque em Food Techs e Healthy Foods.

Dada a latente preocupação com a segurança alimentar, com a produção de ingredientes, alimentos e embalagens com qualidade, o mercado necessita de Engenheiros de Alimentos altamente qualificados e antenados às mais novas tecnologias para o processo de pesquisa, desenvolvimento e inovação de toda a cadeia produtiva nesse importante setor. A indústria de alimentos de Marília e região exporta seus produtos para todas as regiões do mundo, havendo a necessidade, portanto, do atendimento da cultura, dos hábitos alimentares e das normas exigidas por esses países importadores.

Logo, além da formação técnica exigida ou hard skils, o curso oferecerá aos seus alunos as chamadas soft skills, formando profissionais com competências e habilidades socio-emocionais, como liderança, pensamento investigativo, colaboração, entre outros. Por meio de nanodegrees, oferecidos aos seus alunos, os futuros profissionais terão um perfil altamente inovador, atualizado e personalizado, como a inserção aos alunos na produção de produtos alimentícios Kosher/Kasher e Halal e alimentos funcionais e Superfoods.

O Engenheiro de Alimentos formado pelo UNIVEM poderá atuar ainda na inovação e no empreendedorismo, criando startups nas áreas de New Foods e Food Techs.

NUTRIÇÃO

Com base no Ecossistema de Inovação em Agronegócios, Saúde e Alimentação, além do curso de Engenharia de Alimentos, o UNIVEM lança também neste vestibular o curso de Bacharelado em Nutrição. Com o aumento da expectativa de vida e com o envelhecimento da população, as preocupações acerca da alimentação, da qualidade dos alimentos, da rastreabilidade desses alimentos, dos fatores nutricionais dos alimentos, do aumento da obesidade e também das questões de segurança alimentar vem aumentando a cada dia. 

Segundo a diretora da Escola da Saúde do UNIVEM, Profa. Dra. Vânia Herrera, tais fatores fazem do profissional de nutrição, de extrema relevância. Até em academias, supermercados, lojas de suprimentos existem tais profissionais para darem a orientação necessária e mais assertiva na aquisição de alimentos que colaboram para a saúde de atletas, pessoas que buscam uma melhor qualidade de vida e também de idosos e pessoas enfermas.

“O curso de Nutrição do UNIVEM foi concebido para atender essa grande demanda com disciplinas ministradas por meio de metodologias de ensino práticas e inovadoras, que atendam ao público desta área específica de saúde. Trata-se, de um curso que visa formar profissionais altamente qualificados, que além dos conhecimentos da sua área, tenham um atendimento mais humanizado com seus clientes e que consigam, por meio da interdisciplinaridade, trabalhar a qualidade de vida das pessoas, a qualidade dos alimentos tanto processados como in natura”, explicou.

EDUCAÇÃO EMPREENDEDORA

A exemplo dos demais cursos oferecidos pelo UNIVEM, os cursos de Engenharia de Alimentos e Nutrição irão oferecer aos futuros profissionais, um conceito de educação focado ao estímulo à inovação e ao empreendedorismo, por meio da chamada “educação empreendedora”, em que o aluno tem acesso aos conceitos e à prática do empreendedorismo, por meio de um ecossistema de inovação inédito e único da região de Marília.

A criação do Centro Incubador de Empresas de Marília (CIEM), do Centro de Inovação Tecnológica de Marília (CITec-Marília), do InnovaSpace Coworking e do cluster de Tecnologia da Informação de Marília (APL TI Marília), criados pelo UNIVEM, tornaram a cidade um polo de inovação, empreendedorismo e tecnologia, permitindo que a região de Marília se transformasse numa referência nacional, tendo assim o papel protagonista no desenvolvimento econômico e social em que se insere.

Vale destacar que, em breve, Marília passará a contar com o APL de Alimentos, tendo suas principais áreas de vocação reconhecidas oficialmente pelos governos Estadual e Federal. Marília e região contam com 240 empresas de alimentos. Cluster de Alimentos que têm à frente o ecossistema de inovação do UNIVEM, instituição parceira das principais indústrias de alimentos da região, do Senai, Ciesp e Sebrae.

Segundo destacou o Pró-reitor de Inovação e Desenvolvimento Institucional do UNIVEM, Prof. Dr. Elvis Fusco, o incentivo à inovação e ao empreendedorismo no Centro Universitário, estimulam os alunos a tornarem empreendedores durante a graduação e, portanto, geradores de empregos:

“Esse cenário já é realidade no UNIVEM e tem transformado a realidade da cidade de Marília e dos alunos que passam pelos nossos cursos. Isso diferencia o UNIVEM de qualquer outra instituição do país e nos coloca como a referência de instituição do Século XXI, que alia educação, mercado, pesquisa, inovação e empreendedorismo”, explicou Elvis Fusco.

IMPORTÂNCIA PARA INDÚSTRIAS

O mercado de trabalho para quem faz Engenharia de Alimentos é amplo e está em expansão. A indústria alimentícia está entre os setores que mais empregam engenheiros de alimentos, mas sua atuação pode ir muito além. Entendendo a necessidade do mercado e as oportunidades que ele oferece, o UNIVEM lança, a partir de 2020, o curso de Engenharia de Alimentos. Formação superior destacada por empresários do setor de alimentos. “A carreira de Engenharia de Alimentos oferece um mercado inovador e com alta empregabilidade.

A Nestlé é a maior empresa de alimentos e bebidas do mundo, está presente em 191 países e conta com excelentes Engenheiros de Alimentos para garantir a qualidade de seus produtos e o sucesso da marca. Faça Engenharia de Alimentos e aproveite as oportunidades oferecidas pelas empresas do cluster de Alimentos de Marília e região.“, destacou a Engenheira de Alimentos e gerente de Fábrica das Nestlé Marília, Silvana Diz.

O convite para ingressar no curso de Engenharia de Alimentos também é feito pelo CEO da Marilan, uma empresa de destaque nacional no setor de alimentos e a segunda maior fabricante de biscoitos do Brasil, Sérgio Tavares.

“A carreira de Engenharia de Alimentos está em constante evolução. Na Marilan, o Engenheiro de Alimentos é essencial para garantir a qualidade dos nossos produtos, as inovações e o sucesso da nossa marca. Faça Engenharia de Alimentos e aproveite as oportunidades profissionais na Marilan, em Marília e na nossa região”, frisou.

Vestibular 2020

O UNIVEM já está com inscrições abertas para o Vestibular 2020 com provas no dia 27 de outubro. Agora com novos cursos: Ciência de Dados, Engenharia da Computação, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Biotecnologia, Produção Industrial, Nutrição, Design de Mídias Digitais e Publicidade e Propaganda.

Acesse o site: www.univem.edu.br e se inscreva.

 


Últimas Notícias